Qual a diferença do Telegram para o Telegram X?

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 27 de Abril de 2021 às 17h00
André Magalhães/Canaltech

Ao procurar pelo Telegram em lojas de apps, é possível se deparar com um resultado além da versão tradicional: o Telegram X. Ambos são versões oficiais do mensageiro, com a diferença de que o segundo tem uma função experimental. Está em dúvida sobre qual utilizar? Confira, a seguir, algumas das principais diferenças entre cada um!

Telegram X: o que é?

O Telegram X foi lançado em 2018 para Android e iOS. Foi desenvolvido do zero a partir do TDLib, uma biblioteca de base de dados para a criação de outros apps de mensagens utilizando a nuvem do Telegram. O objetivo não era necessariamente substituir a versão original, mas utilizá-lo como uma forma de testar e aplicar novas ferramentas para o mensageiro.

Conforme a versão original do Telegram foi incorporando novos recursos, o X ficou deixado de lado: teve quase um ano sem novas atualizações a partir de maio de 2020, recebendo uma nova versão na Google Play Store em abril de 2021. A atualização trouxe correções de bugs e implementou algumas novas funcionalidades. No iOS, o app foi substituído pela versão comum do Telegram.

Telegram e Telegram X: principais diferenças

O Telegram X surgiu com a premissa de ser mais rápido, melhorar animações e trazer recursos experimentais diferentes. Devido ao extenso tempo sem novas atualizações entre 2020 e 2021, a interface e os recursos são bastante similares à versão normal do Telegram, com algumas diferenças pontuais.

Telegram X, à esquerda, possui divisão de abas na tela inicial (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Na tela principal do app, é possível encontrar uma das diferenças mais evidentes: a divisão entre conversas e chamadas do mensageiro. É uma estruturação similar à da tela principal do WhatsApp, por exemplo. A versão principal do Telegram, por outro lado, disponibiliza a aba de chamadas apenas no menu lateral da interface.

No Telegram X, à esquerda, há um atalho rápido para a criação de novas conversas; no Telegram, à direita, uma nova tela é exibida (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Ainda sobre a interface, existem outras pequenas diferenças, mas que não alteram no funcionamento dos comandos. Ao tocar no ícone de criar uma nova mensagem no Telegram X, o app exibe comandos rápidos para criar grupo, canal ou chat secreto na mesma tela. No Telegram, uma nova tela é exibida para selecionar essas informações.

Visualize conversas em bolha no Telegram X (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Entre as funções exclusivas, destaca-se a capacidade de visualizar conversas por bolha no Telegram X. Ao pressionar e segurar sobre a aba de uma conversa, uma janela suspensa é exibida com as últimas mensagens, além de exibir comandos para arquivar, silenciar ou marcar como não lida. O Telegram incorporou uma função parecida, mas sem as opções de comandos.

Customize temas para o Telegram (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Telegram X também amplia as opções de customização da interface. É possível, por exemplo, alterar o pacote de emojis exibido nas conversas e criar um novo tema do zero, com todas as principais opções personalizáveis.

Um ponto negativo da versão X, por outro lado, é a ausência de uma versão Web. O app só pode ser acessado pelo Android ou iOS, mas as conversas podem ser abertas no computador utilizando as versões tradicionais do Telegram para navegador ou desktop.

Telegram ou Telegram X: qual utilizar?

Nas duas versões, é possível acessar os contatos e conversas usando a sua conta na plataforma. Há, inclusive, a possibilidade de usar os dois apps simultaneamente. Porém, devido ao intervalo entre atualizações, é recomendável utilizar a versão tradicional do Telegram. Após a atualização do Telegram X em abril de 2021, é difícil prever qual será a frequência de novas versões. O Telegram, entretanto, disponibiliza atualizações mensalmente, trazendo novos recursos.

A versão X também não possui versão Web e tornou-se exclusiva ao Android. Além disso, é necessário lembrar que o Telegram X é uma versão experimental do app. Pode ser interessante baixar para conhecê-lo, mas está suscetível a bugs e falhas por conta dos testes de cada recurso.

Já testou o Telegram X? Comente o que achou!

Fonte: Telegram (1, 2, 3)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.