10 melhores bots para Telegram

10 melhores bots para Telegram

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 18 de Setembro de 2020 às 15h40

O uso de bot no Telegram é uma das principais vantagens do aplicativo de mensagens. Os bots funcionam como contatos na plataforma e podem realizar diferentes funções automáticas, desde a transcrição de mensagens de áudio até lembretes ou jogos.

Os bots podem ser acessados a partir de uma conversa privada ou inseridos em um grupo. Dessa forma, basta acioná-los a partir do menu exibido na barra de digitação dos chats. Veja, a seguir, como adicionar um bot do Telegram e confira as melhores opções disponíveis para usar no dia a dia!

Como funciona o bot do Telegram

Os bots podem ser criados por qualquer usuário do Telegram, seguindo a API disponibilizada pela plataforma. No aplicativo de mensagens, operam como um contato próprio, com nome de usuário e janela de chats. Nesse caso, basta apenas procurar pelo nome do bot na pesquisa, da mesma forma que procura por uma pessoa ou grupo.

Cada bot possui um menu de opções na barra de digitação. Para descobrir as funções, abra o menu e acompanhe as instruções mencionadas. Quando os bots são adicionados a um grupo, um ícone de “/” é gerado entre as opções de digitação. Ao tocar nesse ícone, todas as ações disponíveis são listadas.

Como adicionar um bot em grupo do Telegram

  1. No aplicativo ou na versão Web, abra um grupo e toque na barra superior para acessar mais informações. Em seguida, selecione “Adicionar membro”;

  2. A sua lista de contatos será exibida. Use a ferramenta de busca para inserir o nome do bot e toque para adicioná-lo;

  3. Em seguida, toque em “Adicionar” para confirmar e insira o bot no grupo. Na conversa, utilize o ícone de barra para procurar pelas ações disponíveis.
Saiba como adicionar um bot em grupo do Telegram (Captura de tela: André Magalhães)

Como adicionar bot no Telegram

Nem todos os bots precisam ser usados em grupos: alguns podem executar as ações em uma conversa individual na plataforma. Para isso, use a busca e digite o nome de usuário do bot ("ReceitaFederalOficialBot", por exemplo). Em seguida, uma conversa será aberta e você poderá interagir com o botão de menu.

Inicie conversa com bot pelo Telegram (Captura de tela: André Magalhães)

Melhores bots para usar no Telegram

Apesar da funcionalidade, o Telegram não disponibiliza um caminho fácil para explorar e conhecer um novo bot. Portanto, caso você ainda não saiba por onde começar, confira algumas dicas de bots úteis para o dia a dia, com funções individuais ou para grupos, e procure pelo nome de usuário na plataforma.

1. TranscriberBot (@Transcriber_bot)

O Transcriber é o bot de Telegram perfeito para quem não quer escutar áudios. A plataforma transcreve automaticamente mensagens de voz e arquivos de áudio enviados no mensageiro. Basta, apenas, configurar o idioma, gravar mensagens ou encaminhar arquivos.

Use o bot para transcrever áudio no Telegram (Captura de tela: André Magalhães)

O Transcriber ainda pode ser utilizado em grupos do Telegram. Em alguns casos, a transcrição pode apresentar alguns erros, mas é uma ferramenta muito útil para economizar tempo na hora de converter um áudio em texto.

2. RastreioBot (@RastreioBot)

O RastreioBot envia pelo Telegram as atualizações de encomendas dos Correios. Dessa forma, não é necessário abrir o site toda hora para conferir o novo status da sua entrega e novas mensagens são enviadas a cada etapa do envio.

Bot envia atualizações de envios pelos Correios no Telegram (Captura de tela: André Magalhães)

Além de cadastrar o código do envio, o bot também permite organizar todo o seu histórico de pedidos. É possível navegar entre todas as entregas e ainda identificar cada código de envio com descrições e etiquetas, facilitando a organização.

3. Skeddy (@SkeddyBot)

O Skeddy é um bot de Telegram com a função de criar lembretes na plataforma. É necessário enviar uma mensagem contendo a atividade e a data. Em seguida, o bot cria o lembrete e notifica sobre seus prazos.

Skeddy envia lembretes em mensagens do Telegram (Captura de tela: André Magalhães)

A ferramenta pode ser configurada para a língua portuguesa e, em alguns casos, consegue atender a comandos mais específicos. Você pode criar lembretes recorrentes para pagamentos em um determinado dia do mês, por exemplo.

4. Receita Federal Oficial (@ReceitaFederalOficialBot)

A Receita Federal do Brasil possui um bot próprio no Telegram. Com esse canal, é possível acessar ações referentes ao CPF, como o envio de segunda via do documento ou a regularização de informações.

Regularize seu CPG com ajuda do Bot da Receita Federal no Telegram (Captura de tela: André Magalhães)

O funcionamento é similar ao de chatbots presentes no WhatsApp, com o uso de números correspondentes às alternativas possíveis. Em alguns casos, é necessário finalizar a ação em um link externo da Receita Federal.

5. Wikipedia Search (@Wiki)

O Wikipedia Search é um bot que ajuda a localizar verbetes da Wikipedia rapidamente. Basta digitar o comando “/wiki”, o código do idioma (“pt”, no caso da versão em português) e o assunto. Rapidamente, o bot localiza a página e envia o link na conversa.

Bot envia páginas da Wikipedia no Telegram (Captura de tela: André Magalhães)

O bot é uma opção muito boa para ser inserida em grupos. Durante momentos de pesquisa ou confirmação de dados, pode ser utilizado para trazer referências e mostrar as páginas da Wikipedia em diferentes idiomas.

6. File Converter Bot (@newfileconverterbot)

Você também pode usar o Telegram para converter arquivos no celular ou navegador. O bot File Converter é compatível com diferentes formatos de fotos, vídeos, arquivos de áudio e PDF.

Bot permite converter arquivos rapidamente no Telegram (Captura de tela: André Magalhães)

Ao todo, o bot permite realizar 579 tipos de conversões diferentes. Para usá-lo, envie um arquivo na conversa e aguarde a identificação do formato. Em seguida, escolha uma das opções disponíveis e receba o resultado convertido.

7. Stickers (@Stickers)

As figurinhas já fazem parte das conversas nos aplicativos de mensagens. Pelo Telegram, é possível utilizar um bot para criar, gerenciar e compartilhar suas figurinhas. A ferramenta é compatível com imagens nos formatos PNG ou WEBP e pode criar stickers ilimitados.

Crie suas figurinhas no Telegram com o bot (Captura de tela: André Magalhães)

Para usá-la, é necessário criar um pacote e, em seguida, inserir suas figurinhas. Todo o processo é feito na janela de conversa. Depois, você pode compartilhar os seus pacotes de stickers com amigos.

8. Zoom (@ZoomBot)

O Zoom possui uma integração com o Telegram para iniciar e participar de videoconferências pelo app de mensagens. Esse recurso permite vincular as contas das plataformas e participar de reuniões com áudio e vídeo sem precisar trocar de aplicativos.

Entre em chamadas do Zoom pelo Telegram (Captura de tela: André Magalhães)

Para isso, acesse o bot do Zoom pelo Telegram. Em seguida, em uma página externa, vincule as contas e autorize o uso.

9. Gmail (@GmailBot)

Outra plataforma com integração ao Telegram é o Gmail. Com o bot da plataforma, é possível vincular a sua caixa de entrada para receber e-mails e mensagens dos seus contatos mais frequentes.

Sua conta do Gmail também pode ser vinculada ao Telegram (Captura de tela: André Magalhães)

Para vincular a sua conta do Gmail, é necessário abrir uma página externa. Em seguida, o bot envia notificações de novos e-mails e permite respondê-los na mesma janela.

10. GameBot (@GameBot)

Que tal uma diversão em grupo? O GameBot é um bot do Telegram que pode ser adicionado aos seus grupos e traz três opções diferentes de jogos. Pelo celular, você e seus amigos podem jogar e comparar os resultados.

Use bots para jogar pelo Telegram (Captura de tela: André Magalhães)

São três opções disponíveis: Math Battle, com desafios matemáticos; Corsairs, para desviar de bolas de canhão; e LumberJack, um jogo para descobrir quem consegue cortar mais pedaços rapidamente. Além do GameBot, o Telegram ainda possui bots dedicados a outros jogos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.