10 bots para Telegram que todos deveriam usar

Por André Lourenti Magalhães | 18 de Setembro de 2020 às 15h40
Tudo sobre

Telegram

Saiba tudo sobre Telegram

Ver mais

O Telegram (Android | iOS | Web) é uma das principais alternativas ao WhatsApp entre os aplicativos de mensagens. Ainda que não tenha a popularidade de seu concorrente, é amplamente utilizado e chama a atenção por oferecer diferentes recursos e funções exclusivas aos seus usuários. Uma delas é a presença de bots interativos, funcionando como pequenos aplicativos dentro do Telegram.

Esses bots podem ser programados para desempenharem as mais diferentes funções, desde jogos ao auxílio com notícias e tarefas do dia-a-dia. A sua aplicação é gratuita: é necessário apenas adicioná-lo ao seu aplicativo através da barra de pesquisas e, em seguida, interagir com os comandos listados. São inúmeras opções, e o Canaltech separou alguns dos bots mais interessantes para o Telegram, incluindo o nome para pesquisa no app. Veja abaixo!

1. Transcriber (@Transcriber_bot)

Transcreva áudios através do Telegram (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Transcriber apresenta uma função muito útil para quem recebeu uma mensagem de áudio e não pode reproduzi-la. Abra a janela de conversa com o bot e configure o idioma desejado. Depois, ao inserir qualquer arquivo em áudio para reconhecimento, o bot responde com uma mensagem transformando-o em texto.

2. RastreioBot (@RastreioBot)

Acompanhe a situação da entrega de suas encomendas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O RastreioBot envia pelo Telegram as atualizações de encomendas dos Correios. Dessa forma, não é necessário abrir o site toda hora para conferir o novo status da sua entrega. Além de cadastrar o código do envio, o bot permite visualizar o histórico de pedidos e escrever descrições para cada um deles, facilitando a organização.

3. Loterias Caixa (@LoteriasBot)

Bot exibe os números sorteados pela Caixa Econômica Federal (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Quer saber os números da loteria? Através do bot da Loterias Caixa, é possível receber mensagens pelo Telegram com os resultados de todos os sorteios feitos pela Caixa Econômica Federal. Digite "/" na caixa de mensagem sem as aspas para selecionar todas as categorias disponíveis e saiba os números sorteados.

4. Receita Federal Oficial (@ReceitaFederalOficialBot)

Consulte sobre seu CPF pelo Telegram (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A Receita Federal do Brasil possui seu próprio bot para o Telegram. Através do perfil, brasileiros podem regularizar a situação do CPF de forma virtual, atualizando dados, consultando informações e solicitando a segunda via. Para saber mais sobre o funcionamento desse bot, confira o passo a passo clicando aqui.

5. Wikipedia Search (@wiki)

Envie artigos da Wikipedia rapidamente (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Através desse bot, é possível pesquisar e enviar uma mensagem contendo o verbete da Wikipedia sobre qualquer assunto. Basta mencionar o @wiki, digitar o idioma e o termo pesquisado e enviar a mensagem. Esse bot possui a vantagem de poder ser utilizado em qualquer conversa dentro do aplicativo. Faça o teste!

6. Feed Reader Bot (@TheFeedReaderBot)

Receba atualizações de portais e contas de redes sociais (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Se você assina qualquer feed RSS em um site, portal de notícias ou rede social, é possível importá-lo para o Telegram com o Feed Reader Bot. Ao cadastrar esse feed no aplicativo, o bot enviará todas as atualizações diariamente, sem a necessidade de abrir outra plataforma para visualização.

7. Exchange Rates (@ExchangeRatesBot)

Receba informações sobre taxas de câmbio em todo o mundo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Esse bot é ideal para consultar as taxas de câmbio. Ao digitar os códigos de cada moeda, o aplicativo exibe a variação mais recente e permite realizar a conversão de diferentes valores. Os comandos para as taxas e conversões também podem ser usados em outras conversas pelo Telegram.

8. Zoom (@ZoomBot)

Inicie reuniões pelo Zoom (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Em alta desde o início do período de isolamento social, o aplicativo Zoom possui um bot dedicado ao Telegram. Ao instalar uma integração na loja virtual do Zoom, é possível usar o perfil no app de mensagens para criar salas e realizar chamadas telefônicas.

9. Gmail (@GmailBot)

Sincronize e receba emails pelo Telegram (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Gmail também possui um bot oficial na plataforma. Permite integrar o serviço com o Telegram, fazendo com que os usuários consigam receber e responder emails instantaneamente através do mensageiro. Para usufruir do bot, é preciso autorizá-lo através da conta Google.

10. WeatherBot (@Thinus00WeatherUser_bot)

Bot envia atualizações sobre temperatura (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Não saia de casa em consultar o WeatherBot. Digitando o nome de sua cidade, o perfil exibe a temperatura atual e as previsões meterológicas para os próximos dias, incluindo temperaturas mínima e máxima, e a probabilidade de chuva. Existe a possibilidade de configurar alertas diários sobre a previsão do tempo.

Qual bot você também utiliza? Deixe sua sugestão nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.