Publicidade

Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Março de 2024 às 09h58

Link copiado!

Divulgação/Receita Federal
Divulgação/Receita Federal

O programa para enviar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024 já está disponível para Linux, macOS e Windows. A Receita Federal decidiu antecipar o lançamento da ferramenta e deu alguns dias de antecedência para os contribuintes verificarem todas as informações antes do envio, cujo prazo começa na sexta-feira (15).

Até o momento, só é possível começar a declaração pelo app para computadores — os dados atualizados para 2024 não estão disponíveis no aplicativo Meu Imposto de Renda no momento, então é provável que sejam liberados somente na sexta-feira. O download pode ser feito a partir do site da Receita Federal, dividido entre as versões para cada sistema operacional.

Como baixar o programa do IRPF 2024

Continua após a publicidade

Quem envia a declaração mais cedo aumenta as chances de pegar os primeiros lugares da fila e a Receita já confirmou que aqueles que usarem a declaração pré-preenchida terão prioridade nos lotes. O prazo para envio dura entre 15 de março e 31 de maio deste ano.

Siga estes passos para baixar o software no PC:

  1. Acesse gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf;
  2. Verifique o sistema operacional e clique em “Baixar programa”;
  3. Abra o arquivo executável;
  4. Siga as instruções de instalação;
  5. Abra o IRPF 2024.
Continua após a publicidade

Caso você queira usar a declaração pré-preenchida, é necessário ter uma conta Gov.br nos níveis prata ou ouro — saiba como atualizar as credenciais de segurança para isso. Além disso, o Canaltech possui um material especial com todas as informações necessárias sobre o Leão neste ano.