Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Procon-SP pede esclarecimentos ao Instagram sobre contas banidas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Novembro de 2022 às 10h58

Link copiado!

Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash

O Procon-SP notificou a representação do Instagram no Brasil pelo banimento de contas de usuários, aparentemente sem motivo nem aviso. A plataforma vem enfrentando uma série de bugs nos últimos meses, e a exclusão repentina de perfis foi a mais recente.

O pedido do órgão de defesa do consumidor é baseado nas reportagens publicadas com informações de que a instabilidade causou prejuízo para as pessoas. Além das contas banidas, muitos perfis pessoais e empresariais perderam seguidores em decorrência da onda de banimentos.

Continua após a publicidade

A falha foi generalizada e afetou também pessoas de fora do país, tanto que o perfil oficial de comunicação (@InstagramComms) se manifestou. O Procon-SP quer saber quantos usuários da rede foram afetados no Brasil e no estado de São Paulo, bem como quais foram as providências tomadas ara resolver o problema.

O Insta deverá informar em qual momento detectou a instabilidade, se houve algum outro tipo de problema além da dificuldade de acesso e quais os impactos da perda de seguidores nos perfis. O prazo para que o Instagram envie os esclarecimentos é de 72 horas, contadas a partir da terça-feira (1º)

Instagram diz que problema já foi solucionado

O Instagram afirmou que a falha que gerou a onda de suspensões foi solucionada. "Um bug fez com que algumas pessoas tivessem dificuldade para acessar suas contas no Instagram. Isso fez com que um pequeno número de contas notassem uma mudança temporária na quantidade de pessoas que as seguiam. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os impactados e pedimos desculpas pelo inconveniente", disse um porta-voz da Meta.

Continua após a publicidade

Na segunda-feira (31), muita gente acordou sem entender a razão pela qual a conta havia sido banida da plataforma, já que o aviso de exclusão não deu detalhes sobre a ocorrência.

Até o momento, a maioria dos perfis que perderam seguidores não tiveram os números repostos. Isso pode significar que a intenção do Instagram era banir robôs ou contas inativas, mas, por alguma falha incomum, pessoas foram afetadas indevidamente.

Na semana passada, um problema técnico fez com que algumas pessoas tivessem problemas para visualizar os Stories no Instagram. O erro aconteceu no mesmo dia de um bug do Instagram, logo muita gente começou a cogitar uma falha generalizada dos serviços da Meta, o que não foi confirmado oficialmente. Em 27 de outubro, a rede social ficou fora do ar durante algumas horas, a segunda instabilidade na mesma semana.