Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram web testa nova interface

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Outubro de 2022 às 12h32

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram aparentemente testa uma nova interface para a versão web da rede social. Um repórter do Canaltech conseguiu experimentar o novo visual da plataforma que, apesar de incrementar a experiência de uso, ainda não resolve pendências importantes como a ausência de uma aba dedicada ao Reels.

Basicamente, a mudança está na disposição dos botões da barra superior do Instagram. Agora organizada na vertical, a seção toma mais espaço da tela, mas não atrapalha de nenhuma forma no consumo de conteúdo. A área ainda comporta os atalhos para a Página Inicial, Pesquisa, Explorar, Mensagens, Notificações, Criar, Perfil e Mais.

Continua após a publicidade

Com a nova interface, também foram introduzidas animações: há transições suaves para abrir menus menores, como as abas Pesquisa e Notificações. Clicar nos botões Explorar, Página Inicial e Perfil ainda leva o usuário para páginas diferentes, então a navegação não é tão uniforme.

Melhor experiência no iPad

A nova interface do Instagram web favorecerá principalmente os donos de iPad, que ainda não tem app da rede social adaptado e precisam recorrer ao navegador para acessar a rede. O visual renovado se adapta conforme o tamanho da tela, ocultando títulos e reduzindo o tamanho de ícones conforme o tamanho da tela.

Continua após a publicidade

No PC, essa versatilidade também tem seus pontos fortes: ao colocar o navegador em janela ou na vertical, o nome dos botões são retirados da tela, deixando somente o ícone dos atalhos à mostra. Além disso, a nova disposição de botões torna a navegação bem mais agradável e coerente com a experiência “vertical” do feed do Instagram.

Aba dedicada ao Reels ainda indisponível

Apesar da renovação, o Instagram não resolveu pendências importantes da versão web. Por exemplo, consumo de conteúdo em Reels ainda peca bastante: não há aba dedicada e ainda há “barras laterais” para ajustar o vídeo na proporção padrão de posts no feed.

Outra deficiência evidente do Instagram web está na exibição de curtidas de Stories na seção de Notificações. Pelo navegador, a plataforma é capaz de mostrar que há uma notificação ainda não visualizada, porém, se for um like em post temporário, o campo não mostrará o que há de novo, obrigando o usuário a conferir a interação pelo celular.

Continua após a publicidade

Feeds cronológicos sumiram

Além disso, o retrabalho do Instagram também criou problemas: os feeds cronológicos Favoritos e Seguindo não estão mais disponíveis no site. O sumiço dos atalhos impede que os usuários confiram conteúdo com o filtro de conteúdo, os obrigando a passear pela rede com publicações sugeridas e publicidade.

Distribuição gradativa

Pelo que sugerem comentários encontrados nas redes sociais e discussões na redação do Canaltech, a nova interface do Instagram parece ser liberada gradativamente. Portanto, nem todos os usuários têm acesso ao retrabalho e, se for um teste, o visual pode nem mesmo ser definitiva.

Continua após a publicidade

Em contato com o Canaltech, o Instagram confirmou as novidades. “Estamos realizando melhorias na versão desktop do Instagram e vamos reintroduzir e aprimorar os controles de Feed como parte dessas mudanças”, disse um porta-voz da Meta.