Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Principais aplicativos do iPhone usam 4x mais espaço do que há 5 anos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Junho de 2021 às 17h45

Link copiado!

Reprodução/Waqar Khan
Reprodução/Waqar Khan

A Sensor Tower divulgou um relatório sobre a App Store que revela um dado curioso: os dez principais aplicativos do iOS são quatro vezes maiores hoje do que eram há cinco anos. Isso revela porque as companhias se preocupam tanto em fazer celulares com cada vez mais espaço de armazenamento.

Essa informação é um reflexo da quantidade de recursos e tecnologias acrescentadas ano após ano. Conforme a sofisticação do iOS cresce, a tendência é de os demais apps fazem o mesmo para se manter na vanguarda.

Continua após a publicidade

O levantamento da Sensor Tower mostrou um crescimento de 298% ou quase 4 vezes mais no tamanho dos arquivos. Os principais aplicativos ocupam hoje, em média, 2,2 GB de armazenamento, contra apenas 550mb no início de 2016. A Apple aumentou o tamanho máximo dos aplicativos para 4 GB em 2015, sem nenhuma alteração posterior.

Para a elaboração do estudo, a empresa levou em conta os 10 apps mais baixados nos Estados Unidos no mês de maio, a saber: YouTube, TikTok, Messenger, Facebook, Zoom, Netflix, Instagram , Gmail, Google Maps e Amazon.

O Gmail foi o campeão disparado de crescimento no espaço ocupado em telefones. Em 2021, ele exige 19 vezes mais bytes do que há cinco anos. Na segunda colocação estão duas redes sociais: TikTok e o Instagram cresceram seis vezes de lá para cá.

Continua após a publicidade

Por outro lado, Messenger e Netflix são os menores do grupo, ocupando apenas 116 MB e 82 MB, respectivamente. Vale lembrar que este é o espaço original e ele pode variar. No caso do Netflix, por exemplo, ele pode crescer se o usuário baixar filmes e séries para assistir offline.

Uma curiosidade é notar que alguns apps reduziram de tamanho de um ano para o outro, como é o caso do Facebook e do seu apps de chat, o Messenger, entre o iOS 12 e o 14.

Crescimento do armazenamento acompanhou

O relatório mostra por que é importante considerar o tamanho de armazenamento quando se trata da compra de um dispositivo moderno, como o iPhone 12. Em 2016, o iPhone 7 chegava ao mercado com 32 GB, 128 GB e 256 GB de espaço para apps e jogos. Rumores apontam que o iPhone 13 pode vir com 1 TB de armazenamento pela primeira vez, algo que pode ser, de fato, uma necessidade para muita gente.

Continua após a publicidade

Ou seja, os apps cresceram quatro vezes em tamanho médio, mas o armazenamento também cresceu quase na mesma proporção, se considerar o modelo com espaço maior. Tendo em vista essa necessidade, não seria surpresa se a Apple lançasse apenas um modelo com espaço único, sem dar opções com tamanhos reduzidos, pois isto prejudicaria a experiência do usuário.

Você leva em conta o armazenamento do celular na hora da compra? Ou consegue se sair bem menos com menos espaço? Comente com a sua opinião.

Fonte: Sensor Tower