Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PowerPoint se integra ao Microsoft Teams para apresentações inteligentes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Março de 2022 às 18h25

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

Um recurso do Microsoft Teams promete trazer uma integração aprimorada para uso do PowerPoint nas videochamadas de trabalho ou estudo. Segundo a MS, serão três novos recursos para renovar completamente o velho modelo de transição de slides usado desde a década de 1990.

A mudança utiliza duas principais novidades: o Cameo e o Recording Studio, ambas ferramentas anunciadas pela Microsoft em 2021 que finalmente vão elevar a experiência de criação dos seus PPTs. Quando associadas ao Teams, esse trio parada dura é capaz de revolucionar suas apresentações.

Continua após a publicidade

O Cameo (participação especial, em tradução livre) é um recurso que possibilita ao usuário inserir a transmissão de suas câmeras, ao vivo ou como um vídeo gravado, durante uma apresentação. A pessoa pode escolher em quais slides gostariam de aparecer para explicar sobre algum ponto ou tirar uma possível dúvida dos demais.

Já o Recording Studio oferece a gravação de áudio e vídeo no PowerPoint para uso posterior. Ao término, a ferramenta gera um arquivo que pode ser enviado para seus colegas de trabalho, familiares ou serviços de vídeo para hospedagem na nuvem. A ideia é permitir o reaproveitamento daquele material, sem exigir que uma reunião seja refeita porque duas ou três pessoas da empresa não puderam participar.

Combinação entre PowerPoint e Teams

Essas duas ferramentas foram adicionadas ao PowerPoint para oferecer uma experiência totalmente nova nas apresentações. Assim, é possível escolher em quais momentos um usuário vai aparecer nos slides, inserir uma fala pré-gravada no estúdio ou iniciar uma captura imediata, sem precisar interromper a reunião para alternar entre várias plataformas.

Continua após a publicidade

Outro uso interessante é para aquelas situações em que um chefe não poderá participar da live, mas quer deixar uma mensagem explicativa. Em vez de apenas colocar um vídeo no final de tudo, você pode configurar as inserções pontuais dele durante a apresentação. A Microsoft explica que isso possibilita que as pessoas apareçam em reuniões como se estivessem ao vivo, mesmo sem estarem.

Há ainda um terceiro recurso chamado Speaker Coach, voltado para ajudar o usuário a falar melhor. O assistente ajuda o usuário, de modo particular, a saber se está falando rápido ou devagar demais, se há repetição de palavras, como está a entonação nas frases e até momentos ideais para buscar o engajamento do público.

Continua após a publicidade

Videoconferências com apresentações inteligentes

O Recording Studio já está disponível para uso no PowerPoint, mas o Cameo e o Speaker Coach devem chegar em alguns meses. Essa é só mais uma de várias parcerias entre os desenvolvedores do Teams e do PowerPoint, no intuito de deixar as ferramentas do Office mais integradas.

Fonte: Microsoft