Publicidade

Por que o WhatsApp para de funcionar em celulares antigos?

Por  • Editado por  Bruno Salutes  | 

Compartilhe:
Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

Desde o dia 1 de novembro, o WhatsApp (Android l iOS l Web l Desktop) deixou de funcionar em alguns celulares de gerações passadas, embora isso não seja uma novidade. Mas, afinal, por que isso acontece? A explicação é, na verdade, bem simples.

Na medida em que o aplicativo ganha novos recursos e funções, passa por atualizações e ajustes, o seu funcionamento pode exigir mais de determinados aparelhos. Esse fator isolado não é necessariamente um problema: o app pode ser “pesado” para o celular e, ainda assim, ter a sua compatibilidade mantida.

Por que o WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O problema surge quando o sistema operacional já não tem condições de suportar as versões mais recentes do aplicativo. O foco, portanto, não é o modelo do celular; mas o sistema que ele roda. A prática de encerrar o suporte é, inclusive, bastante comum entre empresas de tecnologia. Afinal, ao fazer isso, a companhia pode concentrar os seus esforços em sistemas operacionais novos.

Nesse caso, o suporte será mantido apenas para o Android 4.1; o iOS 10; o KaiOS 2.5.0; e versões posteriores de cada software — o que deixa mais de 40 aparelhos de fora. Confira, a seguir, os principais modelos no Brasil.

Alguns modelos que perderam o suporte do WhatsApp

Apple

  • iPhone 4S (ou anterior);

Samsung

LG

Continua após a publicidade

Sony

  • Xperia Miro;
  • Xperia Neo L;
  • Xperia Arc S.

Caso o seu aparelho esteja nesse grupo, saiba que o WhatsApp não deixará de funcionar imediatamente. No primeiro momento, o dispositivo apenas deixará de receber as atualizações e, eventualmente, deixará de ser compatível com o aplicativo.

Continua após a publicidade

Além disso, vale ressaltar que os dispositivos foram listados com base nos sistemas operacionais em que foram lançados. Desse modo, é possível que eles recebam atualizações e, possivelmente, suportem novamente o WhatsApp.

Mas, se você não tiver essa sorte, a única solução será trocar de aparelho. Na pior das hipóteses, contudo, ainda há um ponto positivo: é possível preservar o conteúdo da sua conta ao transferi-lo para outro celular.

Fonte: WhatsApp