Planilhas do Google ganha 11 novidades; veja quais são
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O Planilhas Google vai receber 11 novas funcionalidades para otimizar o uso de funções e gerenciamento de dados. O rival do Excel pretende facilitar a vida de quem trabalha com números, fórmulas e tabelas matemáticas mais complexas.
- Excel lança recurso que acaba com decoreba de fórmulas
- Excel vai liberar uso de imagens dentro de células ainda em 2022
Como de costume, há uma série de mudanças altamente específicas que devem beneficiar apenas os usuários mais técnicos. Mesmo assim, é interessante ver a tentativa de entregar melhorias no cálculo da margem de erro, que agora analisa erros na amostragem dos valores selecionados e estipula um nível de confiança para cada resultado.
Outro ajuste positivo é a conversão automática de data e hora de Unix para segundos, milissegundos ou microssegundos em UTC, o fuso horário usado como referência no mundo inteiro. Antes esse cálculo complexo precisaria ser feito pelo usuário na calculadora, mas agora o resultado já sai pronto na célula.
Confira todos as 11 funcionalidades do Planilha Google:
- EPOCHTODATE: converte um registro de data e hora de época Unix em segundos, milissegundos ou microssegundos em uma data e hora em UTC;
- MARGINOFERROR: calcula a quantidade de erro de amostragem aleatória dado um intervalo de valores e um nível de confiança;
- TOROW: transforma uma matriz ou intervalo de células em uma única linha;
- TOCOL: igual acima, mas a transformação é em coluna única;
- CHOOSEROWS: cria um novo array (estrutura de dados simples) a partir das linhas selecionadas no intervalo existente;
- CHOOSECOLS: igual ao de cima, mas em colunas em vez das linhas;
- WRAPROWS: envolve a linha ou coluna de células fornecida por linhas após um número especificado de elementos para formar uma nova matriz;
- WRAPCOLS: igual ao de cima, mas em colunas em vez de linhas;
- VSTACK: acrescenta intervalos verticalmente e em sequência para retornar uma matriz maior;
- HSTACK: igual acima, mas com intervalos horizontais;
- LET: Atribui nome com os resultados value_expression e retorna o resultado da formula_expression. A formula_expression pode usar os nomes definidos no escopo da função LET. As value_expressions são avaliadas apenas uma vez na função LET, mesmo que as seguintes value_expressions ou formula_expression as usem várias vezes.
Planilhas do Google em busca da superação
A principal novidade para o usuário comum do app é a capacidade de reunir dados em uma coluna ou linha única. O restante talvez nem seja muito percebido pelas pessoas, porque só serão usadas em situações muito específicas.
Os 11 recursos adicionados chegarão a todos as pessoas que usam o Planilhas, independentemente da conta do Google usada. Isso significa que até as contas pessoais e gratuitas da empresa serão contempladas, tal qual os clientes do Worskpace e as contas do G Suite Basic ou Business.
Como de costume, a entrega deve ser gradual, então pode levar algumas semanas para a sua conta ser contemplada. A última grande atualização do Planilhas ocorreu em março do ano passado, quando os desenvolvedores dobraram o limite de células possíveis em um arquivo.
O Planilhas ainda corre atrás do prejuízo para tentar superar o Excel, seu principal concorrente. Não que haja um abismo de diferença entre eles — embora há quem diga que sim —, mas a solução da Microsoft tem muito mais anos de estrada e um público um tanto quanto conservador. Com as ações recentes, o Google pretende tornar a batalha do seu aplicativo com downloads bilionários um tanto mais justa.