Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Planilhas do Google ganha 11 novidades; veja quais são

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Fevereiro de 2023 às 12h34

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Google

O Planilhas Google vai receber 11 novas funcionalidades para otimizar o uso de funções e gerenciamento de dados. O rival do Excel pretende facilitar a vida de quem trabalha com números, fórmulas e tabelas matemáticas mais complexas.

Como de costume, há uma série de mudanças altamente específicas que devem beneficiar apenas os usuários mais técnicos. Mesmo assim, é interessante ver a tentativa de entregar melhorias no cálculo da margem de erro, que agora analisa erros na amostragem dos valores selecionados e estipula um nível de confiança para cada resultado.

Continua após a publicidade

Outro ajuste positivo é a conversão automática de data e hora de Unix para segundos, milissegundos ou microssegundos em UTC, o fuso horário usado como referência no mundo inteiro. Antes esse cálculo complexo precisaria ser feito pelo usuário na calculadora, mas agora o resultado já sai pronto na célula.

Confira todos as 11 funcionalidades do Planilha Google:

  • EPOCHTODATE: converte um registro de data e hora de época Unix em segundos, milissegundos ou microssegundos em uma data e hora em UTC;
  • MARGINOFERROR: calcula a quantidade de erro de amostragem aleatória dado um intervalo de valores e um nível de confiança;
  • TOROW: transforma uma matriz ou intervalo de células em uma única linha;
  • TOCOL: igual acima, mas a transformação é em coluna única;
  • CHOOSEROWS: cria um novo array (estrutura de dados simples) a partir das linhas selecionadas no intervalo existente;
  • CHOOSECOLS: igual ao de cima, mas em colunas em vez das linhas;
  • WRAPROWS: envolve a linha ou coluna de células fornecida por linhas após um número especificado de elementos para formar uma nova matriz;
  • WRAPCOLS: igual ao de cima, mas em colunas em vez de linhas;
  • VSTACK: acrescenta intervalos verticalmente e em sequência para retornar uma matriz maior;
  • HSTACK: igual acima, mas com intervalos horizontais;
  • LET: Atribui nome com os resultados value_expression e retorna o resultado da formula_expression. A formula_expression pode usar os nomes definidos no escopo da função LET. As value_expressions são avaliadas apenas uma vez na função LET, mesmo que as seguintes value_expressions ou formula_expression as usem várias vezes.

Planilhas do Google em busca da superação

Continua após a publicidade

A principal novidade para o usuário comum do app é a capacidade de reunir dados em uma coluna ou linha única. O restante talvez nem seja muito percebido pelas pessoas, porque só serão usadas em situações muito específicas.

Os 11 recursos adicionados chegarão a todos as pessoas que usam o Planilhas, independentemente da conta do Google usada. Isso significa que até as contas pessoais e gratuitas da empresa serão contempladas, tal qual os clientes do Worskpace e as contas do G Suite Basic ou Business.

Como de costume, a entrega deve ser gradual, então pode levar algumas semanas para a sua conta ser contemplada. A última grande atualização do Planilhas ocorreu em março do ano passado, quando os desenvolvedores dobraram o limite de células possíveis em um arquivo.

O Planilhas ainda corre atrás do prejuízo para tentar superar o Excel, seu principal concorrente. Não que haja um abismo de diferença entre eles — embora há quem diga que sim —, mas a solução da Microsoft tem muito mais anos de estrada e um público um tanto quanto conservador. Com as ações recentes, o Google pretende tornar a batalha do seu aplicativo com downloads bilionários um tanto mais justa.