Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistema de pagamentos rápidos Pix tem data de lançamento confirmada; confira

Por| 13 de Agosto de 2020 às 08h11

Link copiado!

Banco Central
Banco Central

O Banco Central anunciou a data de estreia para sua nova plataforma de transferências e pagamentos digitais. O Pix será oficialmente lançado no dia 16 de novembro e promete transferências de valores em segundos para cidadãos, empresas e o governo.

O BC confirmou ainda que o cadastro para a plataforma será aberto no dia 5 de outubro. A partir desta quinta-feira (13), o órgão promoverá lives para técnicos das instituições financeiras que pretendem aderir ao sistema, com transmissões ocorrendo no canal da entidade no YouTube. A agenda pode ser conferida neste endereço.

“A divulgação do Regulamento Pix é mais um grande passo para concretizar a entrega do Pix à população, disponibilizando um meio de pagamento seguro, inclusivo e inovador a cidadãos e empresas. Certamente o Pix trará mais competitividade e eficiência para o mercado de pagamentos e com ele surgirão muitas oportunidades”, declarou João Manoel Pinho de Mello, diretor do BC.
Continua após a publicidade

O anúncio da data foi feita em uma coletiva que divulgou a aprovação do regulamento do Pix, que teve algumas alterações nos requisitos para participação de instituições financeiras, como capital mínimo e o papel das pessoas responsáveis por elas. Segundo o BC, as mudanças facilitando a participação de pequenas empresas, estimulando a competição.

O que é o Pix?

Criado pelo Banco Central, o Pix é um sistema eletrônico de pagamentos e transferências que promete mais agilidade do que as atuais opções — TED, DOC, boleto etc. Ele funcionará durante as 24 horas do dia e, segundo o órgão, as movimentações serão realizadas em “poucos segundos”.

Continua após a publicidade

O sistema não utiliza um aplicativo específico, ficando a cargo das empresas parceiras oferecem suas próprias soluções para acessar a plataforma. Espera-se que bancos e outros serviços de pagamento parceiros incorporem o Pix aos atuais aplicativos utilizados pelos usuários.

Fonte: Banco Central