Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Picture-in-Picture do YouTube chegará logo para todos no iOS, confirma Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Abril de 2022 às 15h00

Link copiado!

Picture-in-Picture do YouTube chegará logo para todos no iOS, confirma Google
Picture-in-Picture do YouTube chegará logo para todos no iOS, confirma Google
Tudo sobre YouTube

O YouTube finalizou os testes e está pronto para adicionar o suporte ao Picture-in-Picture (PiP) no iPhone nos próximos dias. A informação foi confirmada pela conta de suporte oficial da empresa no Twitter, em resposta a dúvida de um usuário sobre o experimento conduzido na versão beta. Até então, o PiP era uma funcionalidade exclusiva de assinantes do YouTube Premium no iOS.

Segundo a plataforma, os testes se encerraram no final da semana passada, por isso deixou de ser exibido na lista de recursos experimentais disponíveis para assinantes. Isso explica porque usuários receberam uma mensagem que avisava sobre a desativação do Picture-in-Picture nos últimos dias — embora muita gente ainda consiga usá-lo.

Continua após a publicidade

O sistema operacional de iPhones e iPads já oferece suporte ao PiP para serviços de vídeo de forma nativa, mas o aplicativo do YouTube não era compatível. Para desfrutar da pequena janelinha de vídeo, o usuário precisava acessar o site pelo navegador, o que limita a experiência de uso. O Premium, contudo, introduziu o recurso de forma integrada, assim o expectador consegue assistir mesmo após minimizar o app da plataforma.

No site oficial do YouTube Premium, a companhia já avisava que o teste deveria ser encerrado no dia 8 de abril. A surpresa foi em razão de ser algo expandido para todos, em vez de se manter exclusivo dos assinantes.

Vale lembrar que o acesso antecipado a recursos experimentais é apenas um dos benefícios da assinatura. A ideia é que apenas uma parcela pequena de pessoas use e dê o feedback para garantir o correto funcionamento na liberação para o público amplo.

O que é o Picture-in-Picture no YouTube?

Continua após a publicidade

O Picture-in-Picture no YouTube foi anunciado em junho do ano passado em modo beta, programado para terminar em 31 de outubro de 2021, mas precisou ser estendido. Agora, o serviço pretende lançar o recurso para todos os usuários no iOS nos Estados Unidos nos próximos meses — não está claro se outros países também serão contemplados.

Esse modo existia no app YouTube Vanced, encerrado no mês passado por questões legais. A maioria dos programas que lidam com vídeos, inclusive chamadas, já oferece suporte ao PiP, porque ele traz mais versatilidade para o trabalho à distância ou híbrido.

O usuário pode acessar e-mails ou responder conversas no WhastApp enquanto acompanha as conversas na janela menor. No caso do YouTube, você poderá usar o PiP para seguir o passo a passo de um tutorial no seu telefone, por exemplo, sem precisar pausar o vídeo para trocar de apps.

Continua após a publicidade

Fonte: YouTube