Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App alternativo YouTube Vanced é encerrado por questões legais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Março de 2022 às 10h42

Link copiado!

Unsplash/Szabo Viktor
Unsplash/Szabo Viktor
Tudo sobre YouTube

O aplicativo YouTube Vanced foi descontinuado neste domingo (13) por “questões legais”. O programa era majoritariamente conhecido pelas funções extras, como reprodução sem publicidade, modo Picture-in-picture e mais, sem que o usuário precisasse pagar por assinaturas. O link para download será removido da Play Store e do site em alguns dias.

“Nos próximos dias, os links para download no site serão retirados. Nós sabemos que isso não é algo que vocês gostariam de ouvir, mas é algo que precisamos fazer. Obrigado por nos apoiar ao longo dos anos”, disse o grupo responsável pelo app no anúncio.

Continua após a publicidade

O YouTube Vanced é uma versão alternativa do YouTube que não foi criada pelo Google. O programa oferecia vantagens normalmente contidas no YouTube Premium, mas sem cobrar nada, incluindo o corte de anúncios e publicidade, o que impactava nos ganhos dos criadores de conteúdo tal qual adblockers para navegador.

Além dessas vantagens questionáveis, o aplicativo também incluía funções interessantes, como modo escuro para telas AMOLED, gestos para controlar brilho/volume e exibição da contagem de dislikes. Uma versão alternativa do YouTube Music também foi criada, mas sua instalação era complicada e o app provavelmente está no caminho para ser descontinuado.

Os mantenedores do Vanced não entraram em detalhes quanto aos motivos do encerramento, mas um comentário fixado no Reddit sugere que pode ter sido por algo semelhante ao que rolou com bots no Discord meses atrás: o Google deve ter corrido atrás deles com uma ameaça de processo judicial, ordenando o encerramento do serviço.

Continua após a publicidade

Versão atual continua funcionando

Embora o link de download não esteja mais disponível, quem baixou o aplicativo poderá continuar utilizando normalmente por mais algum tempo — pelo menos, enquanto as APIs do YouTube não forem modificadas. Não deve demorar muito, porém, para que os primeiros efeitos sobre o fim do suporte comecem a aparecer.

Para quem ficou órfão do aplicativo, sempre há a opção de assinar o YouTube Premium para ver vídeos sem propaganda. A assinatura custa R$ 20,90 ao mês e há alternativas com desconto para famílias, estudantes e para quem optar pelo plano anual.

Fonte: 9to5Google, YouTube Vanced