Publicidade

Pesquisa do Google Fotos ficará ainda mais inteligente e acessível

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Abril de 2021 às 13h15

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

O Google Fotos pode logo receber filtros para pesquisa de registros no Android. Escondido dentro do código do aplicativo, a função de buscas rápidas por “tags” reúne as memórias de acordo com suas características — como selfies, vídeos, fotos com movimento e até pessoas específicas — com poucos toques na tela.

Encontrada pela programadora e recorrente informante Jane Wong, a novidade parece estar sendo desenvolvida “nos bastidores”, mas já apresenta interface, botões e interação com a galeria. Com ela, o Google usaria sua avançada inteligência artificial de reconhecimento de imagem para agilizar pesquisas no álbum, numa possível adição a aba “Pesquisar” contida no app.

Continua após a publicidade

Diferente dos recursos já existentes, seria possível selecionar vários filtros para encontrar algum registro rapidamente. Na prática, a ferramenta é especialmente útil para achar uma selfie sua acompanhada por algum colega, ao lado de um cachorro ou todos os vídeos desse momento, por exemplo.

Se essa ferramenta parece interessante, vale mencionar que algo parecido já existe no Google Fotos. A barra na parte superior da tela na aba de “Pesquisas” apresenta resultados semelhantes, mas exige indicações claras sobre o que está sendo procurado. Com a novidade, esse processo manual seria descartado, tornando o recurso mais acessível.

Atualmente, os filtros em testes podem incluir pessoas, estilo da foto e o formato do arquivo, contudo nada impede que ela seja expandida antes que chegue à versão estável do app. Da mesma forma, não há previsão para que os filtros sejam lançados para o público, portanto resta aguardar por atualizações.

Fonte: Jane Wong