Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos finalmente recebe editor de vídeos no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Abril de 2021 às 12h25

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

O editor de vídeos do Google Fotos finalmente começa a ser distribuído amplamente entre os usuários. Anunciado em fevereiro, o app de galeria do Google logo traz um conjunto de ferramentas mais robusto para retrabalhar as gravações, mas antecipa as primeiras mudanças sobre o fim do armazenamento gratuito de registros em alta qualidade na nuvem.

Para alguns usuários, o editor chegou há algum tempo, de forma preliminar, mas a mais recente atualização abre caminho para que todos experimentem a novidade. A partir do Google Fotos, vídeos apresentam o botão “Editar”, que leva o material para um extenso menu para ajustes, cortes, filtros e outros extras.

Dentro do ambiente de edição, é possível fazer recorte das cenas, encurtar o clipe ajustar o ângulo das imagens e suas proporções, calibrar cores, filtros e até fazer desenhos livres. Ademais, é possível “exportar frames” do registro e extrair fotos a partir da gravação sem precisar de uma captura de tela para isso.

Continua após a publicidade

Ainda está longe de ser um conjunto completo de ferramentas, mas é infinitamente superior à versão anterior — capaz apenas de estabilizar, rotacionar e aparar as criações.

Infelizmente, alguns recursos interessantes ainda não estão presentes no editor, como a possibilidade de inserir textos ao longo dos quadros ou salvar como formato alternativo — GIF, por exemplo. Ainda assim, o editor de vídeo do Google Fotos atende sua proposta de ser um “canivete suíço” para mudanças rápidas.

A novidade está incluída dentro da atualização mais recente do app, que deve ser encaminhada gradativamente entre usuários do Android 8 ou mais recentes e já está disponível para iOS. Para conferir, basta fazer o download a partir da Play Store e verificar se o botão de edição aparece em alguma gravação. Se ainda não estiver disponível, basta esperar alguns dias até que os servidores liberem a novidade.

Continua após a publicidade

A edição de fotos ganhou novidades

Na tradicional ferramenta para edição de fotos, o Google também colocou boas novidades — exclusivas para assinantes Google One. Lá, foram adicionadas ajustes de iluminação mais precisos, como Portrait Blur e Portrait Light, antes encontrados somente em smartphones Pixel. O resultado é bem interessante e pode vir a calhar na hora de fazer modificações avançadas sobre uma foto.

Neste caso, os recursos estão na barra de edições, mas estão travadas pela assinatura da gigante. Os valores começam a partir de R$ 6,99 e inclui suporte com especialistas do Google, somado a 100 GB de armazenamento em nuvem — o que pode vir a calhar a partir de 1° de junho, quando o backup ilimitado chegará ao fim.

Continua após a publicidade

Fonte: Google Fotos