Outro app clássico do Google bate a marca de 1 bilhão de downloads na Play Store

Por Alveni Lisboa | 05 de Abril de 2021 às 11h20

O Google Tradutor é um dos aplicativos mais antigos em sua categoria, mas continua sendo um dos líderes do segmento. Prova disso é a impressionante marca alcançada no último final de semana: mais de um bilhão de downloads na Google Play Store.

Assim como o site, o aplicativo possui uma interface limpa e superobjetiva para realizar as traduções de forma eficiente. Mas a versão em app possui funcionalidades extras que fazem dele um aliado importante na rotina de muita gente.

O programa é capaz de traduzir 108 idiomas, oferece transcrição em tempo real e um modo conversa para facilitar a comunicação em outras línguas. Por exemplo: está no Japão e não sabe como pedir uma informação? Grave um áudio e converta-o para japonês; quando o interlocutor responder, grave o que ele disse e saiba o que foi falado.

(Imagem: Divulgação/Google)

A versão Android possui um recurso para salvar traduções por voz em tempo real recentes, o que ajuda bastante na hora de se comunicar fora do país porque evita ter que repetir as mesmas frases toda vez. Além disso, dá para armazenar as falas e praticar a pronúncia mais tarde.

O Google Translate também traz um modo offline, o que permite o uso em locais mais remotos ou outros países, sem a necessidade de conexão com a internet. É só baixar o pacote de linguagem antes e usar quando precisar. Outro aliado importante é o recurso de tradução da câmera — é só apontar a câmera e o app mostra a tradução na hora, preservando até o estilo da fonte original. A tradução nem sempre será perfeita, como você pode conferir na foto abaixo, mas dá para entender.

(Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Facilidades para o dia a dia

Conforme levantamento do Google, o Tradutor é uma das ferramentas mais usadas pelos brasileiros. Cerca de 61% dos entrevistados disseram que o serviço aparece como o recurso mais útil do pacote Google, sendo que, na região norte do país, ele é destaque para 79% da população. Durante a pandemia, esses números aumentaram ainda mais.

Em razão da COVID-19, o modo Comunidade permite que usuários enviem sugestões de tradução para termos relacionados a essa temática. Afinal, o assunto é mundial e a todo momento surgem novidades acadêmicas e científicas, que nem sempre são fáceis de compreender por falantes de outros idiomas.

(Imagem: Felipe Freitas/Canaltech)

Ainda segundo dados do Google, o Tradutor processa mais de 100 bilhões de palavras por dia, e utiliza todos esses dados obtidos para aprimorar seu algoritmo e fornecer a melhor experiência possível.

Se você é um dos poucos que ainda não usa o app, pode ser agora o momento. O Google Translator é gratuito e está disponível nas principais plataformas digitais (Android | iOS | Web).

É usuário do Google Tradutor ou prefere algum concorrente? Deixe sua opinião.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.