Tradutor se mostra uma das principais ferramentas do brasileiro, aponta Google

Por Wagner Wakka | 03 de Agosto de 2020 às 10h00
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Google fez 15 anos de participação no Brasil em 20 de julho e, por conta disso, a empresa levantou uma pesquisa em parceria com a Kantar para entender como a vida dos brasileiros mudou desde 2005. Segundo a companhia, os destaques são o papel primordial do Google em estudo e pesquisas.

No trabalho, 83% dos entrevistados disseram que a vida melhorou depois que tiveram acesso às pesquisas do Google. Um destaque regional, apontado pela coordenadora da pesquisa e Head de Insights & Research B2C do Google Brasil, Claudia Giunta, é a relação do brasileiro com o Google Tradutor.

“A gente sabe, de acordo com estudos, que em média apenas 3% da população brasileira fala inglês. A gente viu no estudo que 95% dos usuários falaram que se apoiam na ferramenta quando precisam traduzir alguma coisa. Assim, a gente vê o papel do Tradutor para traduzir um artigo, ou até para acesso a informações que só existem em outra língua”.

De acordo com o trabalho, 61% dos entrevistados disseram que o Tradutor aparece como a ferramenta mais útil do pacote Google, sendo que na região norte, o recurso é destaque para 79% da população.

 Claudia Giunta,  head de insights & research B2C do Google Brasil (Foto: Divulgação/Google)

A executiva coloca como destaque o refinamento das pesquisas do buscador: “A gente vê a evolução da pesquisa do Google ao longo de todos esses anos no sentido de que realmente as pessoas têm a possibilidade hoje de encontrar as informações de uma maneira organizada sem precisar acessar muitos links".

Google na quarentena

O trabalho também apontou o buscador como ferramenta principal de suporte para pesquisa e educação no momento de isolamento por conta da COVID-19. Do total, 86% na média nacional disse que “não consegue imaginar os estudos (seus ou dos filhos) sem a Pesquisa do Google”. Este número sobre para 98% no Nordeste.

Contudo, não é só para educação que a empresa aparece como destaque no estudo. A pesquisa também levantou quais são os apps que mais ajudam no dia a dia com o isolamento social. “O número de pessoas que declaram que Google Meet ajuda no seu dia-a-dia vai de 9% para 16%, um aumento de 78%. Google Classroom vai de 9% para 13%, aumento de 44%, e Google Duo vai de 3% para 5%, um aumento de 67%”, informa Cláudia.

O trabalho foi realizado em parceria com a Kantar, com entrevistas online realizadas com 1.100 pessoas. Os respondentes do painel online têm mais de 18 anos, pertencem às classes A, B e C e acessam a internet principalmente do smartphone, mas também de notebooks, desktops, smart tvs e tablets.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.