Onde fica o backup do WhatsApp no celular?

Onde fica o backup do WhatsApp no celular?

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 24 de Novembro de 2021 às 19h00
Aarn Giri/Unsplash

Você provavelmente já deve ter se questionado onde fica salvo o backup do WhatsApp (Android | iOS | Web) no seu celular. Toda vez que clica em "Facer backup", um arquivo é criado e salvo no Google Drive, no iCloud ou localmente no próprio dispositivo — dependendo das suas configurações.

No entanto, pode ser que você queira excluir esse conteúdo e, por isso, é importante saber onde o arquivo fica armazenado, ou até mesmo se é possível acessá-lo. Pensando nisso, o Canaltech reuniu as informações de onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive, no iPhone (através do iCloud), ou localmente em dispositivos Android. Confira abaixo mais detalhes!

Onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive

Embora uma das opções de backup do WhatsApp seja o Google Drive, os arquivos não ficam disponíveis nas pastas; eles ficam ocultos. No entanto, é possível verificar se a integração com o serviço está ativa e quanto de espaço o backup está ocupando.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Através de um PC, acesse o Google Drive (ou utilize a versão de desktop de algum navegador mobile), clique no ícone de “Engrenagem” no canto superior direito e selecione “Configurações”.

Acesse a janela de "Configurações" do Google Drive (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Na janela aberta em seguida, acesse a aba “Gerenciar aplicativos” e localize o WhatsApp Messenger. Clicando em “Opções”, é possível desconectar o WhatsApp do serviço ou excluir o backup salvo.

Acesse a aba "Gerenciar aplicativos" e localize o WhatsApp Messenger (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Onde fica o backup do WhatsApp no iPhone (iCloud)

Se você fez o backup das suas mensagens em seu iPhone, não se preocupe, elas estão salvas no iCloud e, diferentemente do Google Drive, o arquivo pode ser acessado rapidamente no seu celular.

Acesse a aba de armazenamento do iCloud em seu iPhone e toque em “WhatsApp Messenger”.

Acesse a seção do iCLoud em seu iPhone e toque em "WhatsApp Messenger" (Imagem: Thiago Furquim/Captura de tela)

Embora você não possa ver o que está armazenado no backup, você pode optar por excluir o arquivo, caso queira. Basta apenas clicar em “Apagar dados” e confirmar a ação.

Em seguida, você pode ver onde fica o backup do WhatsApp no iPhone (Imagem: Thiago Furquim/Captura de tela)

Onde fica o backup do WhatsApp no Android

Em dispositivos Android, o WhatsApp é capaz de salvar até sete versões de backup localmente e, para acessá-las, você só precisa usar um gerenciador de arquivos — para este exemplo, optamos pelo Google Files (Android).

Acesse o “Armazenamento interno” do celular, abra a pasta “WhatsApp” e toque em “Databases”. Feito isso, você poderá visualizar os arquivos de backup, mas não terá acesso às informações contidas nele.

Acesse a pasta "Databases" para ver onde fica o backup do WhatsApp no celular Android (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive, no iPhone (através do iCloud) e no Android (localmente).

Fonte: WhatsApp

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.