Publicidade

O que são as Atividades ao Vivo do iPhone?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Outubro de 2022 às 08h00

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

As Atividades ao Vivo do iPhone são um novo estilo de notificação do iOS 16.1 que mantém informações persistentes na tela do aparelho. O recurso é visível principalmente na tela de bloqueio, mas também podem ser mostrado no Dynamic Island para proprietários de iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

A adição permite companhar em tempo real informações de aplicativos diretamente na tela bloqueada, como o progresso de uma viagem do Waze, o placar de um jogo, a variação da bolsa de valores, entre várias outras. O melhor é que tal visualização é bastante lúdica e imediata, sem a necessidade de tocar na tela para expandir, como se fosse um widget aprimorado.

Embora seja uma adição do sistema operacional, os desenvolvedores precisam implementar o ajuste em seus apps. Isso porque é necessário fazer adaptações para alterar o estilo antigo de alertas para o novo padrão, muito maior e mais visual.

Continua após a publicidade

Por enquanto, ainda são poucos os apps com suporte ao Live Activities. A maioria está disponível apenas na App Store dos Estados Unidos, enquanto outros funcionam por aqui, embora estejam em inglês.

Apps compatíveis com as Atividades ao Vivo do iPhone

Flighty

Continua após a publicidade

O aplicativo de rastreamento de voos Flighty oferece Atividades ao Vivo para o usuário ficar de olho nos voos futuros ou em andamento. A implementação da Live Activity é exibida na tela de bloqueio três horas antes de um voo, trazendo informações úteis, como tempo até a partida, nome do aeroporto, status do voo, portão, código de reserva, número do assento e várias outras.

Quando estiver no ar, o app mostra uma barra de progresso para acompanhar o tempo restante do voo. No iPhone 14 Pro e Pro Max, a integração com a Dynamic Island exibe as informações na parte superior do iPhone, onde fica a câmera e sensores do aparelho, alertando o usuário quando há alguma mudança crítica, como um atraso.

Crouton

Continua após a publicidade

O aplicativo de planejamento de refeições e receitas Crouton usa o Live Activities e a ‌Dynamic Island‌ para exibir temporizadores na tela. Além disso, a solução mostra as próximas etapas da receita para você não se perder enquanto prepara o almoço, sem precisar abrir o aplicativo.

O timer é excelente para a carne grelhada não passar do ponto e o peixe não ficar muito seco. Tanto o passo a passo das receitas quanto o cronômetro são exibidos de forma limpa na tela, com botões que permitem ajustar o tempo, interromper ou avançar.

Forest

Continua após a publicidade

O aplicativo de gerenciamento de tempo Forest permite exibir cronômetros e contagens regressivas na tela de bloqueio ou na Ilha Dinâmica. O usuário poderá ver mais facilmente quanto tempo falta para completar uma tarefa ou um projeto, com base na Técnica Pomodoro.

A parte curiosa do Forest é a gamificação, já que você precisa cultivar uma árvore se concentrando nas tarefas. Toda vez que a pessoa cumprir o programado sem interrupções, a muda cresce até se transformar em uma árvore na sua imensa floresta.

O uso opção Live Activity requer que o modo de foco seja desabilitado, pois o app permanecerá aberto e impedindo o uso de outros softwares.

CARROT Weather

Continua após a publicidade

O Carrot é um aplicativo de clima que mostrará a previsão do tempo diretamente na tela de bloqueio. A compatibilidade com as Live Activities permite saber quando a chuva vai começar, graças à visualização do tempo restante e das barras de intensidade do temporal.

Quem tem aparelho compatível com a Dynamic Island, verá a opção em preto e azul no topo da tela. Os demais vão visualizar os índices de precipitação na parte inferior da tela de bloqueio.

Liftin'

Continua após a publicidade

O aplicativo gratuito de exercícios Liftin' oferece suporte às Atividades ao Vivo do iPhone de modo ideal para quem pratica atividades físicas. Os exercícios podem ser exibidos na tela de bloqueio ou na Ilha Dinâmica, com a contagem de repetições, tempo de descanso, a carga utilizada, próximos aparelhos e muito mais.

O visual é bem sóbrio, mas a funcionalidade é ótima para os ratos de academia. Na visualização expandida, é possível acompanhar o seu progresso diário com números e gráficos criados automaticamente.

Slopes

Continua após a publicidade

O aplicativo de esqui e snowboard Slopes usa o Live Activities para permitir o acompanhamento de até dois dados personalizáveis, como a distância, a altura vertical da descida, a velocidade e o tempo gasto. É possível comparar as informações com outras pessoas que estão no mesmo local, além de monitorar a média diária do desempenho.

Não é algo normalmente usado pelos brasileiros, afinal mal temos neve que dirá resorts de esqui. Mesmo assim, é interessante notar como esse recurso do Slopes poderia ser facilmente aplicável para a canoagem, ciclismo ou montanhismo, por exemplo.

Outros aplicativos com suporte às Atividades ao Vivo e Ilha Dinâmica

Continua após a publicidade
  1. Lumy - Monitore a posição do sol direto na tela de bloqueio
  2. Pestle - Veja etapas de receitas e cronômetros para cozinhar
  3. FotMob - Resultados de futebol ao vivo
  4. CardPointers - Rastreamento de recompensas de cartão de crédito
  5. Just Press Record - Gravação de áudio simples
  6. Tide Guide - Mostra a altura da maré atual e as altitudes solares ou lunares
  7. Structured - Daily Planner - Contagem regressiva para o temporizador de foco
  8. PosturePal - Lembra de manter a postura correta, informando como a inclinação afetará a saúde das costas, pescoço e ombros
  9. MoneyCoach - Rastreia gastos e os classifica uma categoria de orçamento específica
  10. Calzy - Exibe cálculos na tela de bloqueio e na ‌Dynamic Island‌
  11. SmartGym - Permite acompanhar o progresso de um treino
  12. Sticky Timers - Permite acompanhar vários temporizadores ao mesmo tempo
  13. TV Remote - Acesse até quatro botões do controle remoto da TV rapidamente
  14. Subjects - Acompanhe os horários das aulas, trabalhos de casa e notas, além de exibir dados sobre a disciplina atual e o tempo restante
  15. Cowboy - Eletric Bikes - Integra Atividades ao Vivo para permitir que os usuários vejam o progresso de suas pedaladas em tempo real