Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o Amber Alert?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Março de 2024 às 16h00

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

O Amber Alert é um sistema para comunicar casos de desaparecimento ou sequestro de crianças com urgência. A plataforma funciona no Brasil com o auxílio da Meta, que apresenta os alertas nas telas iniciais do Instagram e do Facebook de quem está próximo ao local do incidente.

Como o Amber Alert funciona

Acrônimo para America's Missing: Broadcast Emergency Response (“Desaparecidos nos EUA: Transmissão de Resposta de Emergência”, em tradução livre), o sistema funciona a partir de dados fornecidos pelas forças policiais.

Continua após a publicidade

No Brasil, em caso de desaparecimento, a autoridade policial precisa informar o caso ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para que, na sequência, as informações sejam repassadas à Meta. Em seguida, o aviso é emitido nas redes sociais da empresa.

Para isso, é importante procurar uma delegacia e registrar o desaparecimento ou sequestro em um boletim de ocorrência. Esse procedimento é fundamental para o acionamento do Amber.

Onde vejo os alertas?

Os alertas de crianças desaparecidas são emitidos a todas as pessoas que utilizam as plataformas da Meta e estão em um raio de até 160 km do ocorrido. No Facebook e no Instagram, a notificação surge na tela inicial dos aplicativos e traz detalhes como a característica física da criança e dos suspeitos.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também disponibiliza uma página própria com os avisos (amberalertbrasil.mj.gov.br).

Em quais lugares o alerta está disponível?

O Amber Alert foi criado nos Estados Unidos e está disponível em 30 países. No Brasil, a plataforma funciona apenas nos estados do Ceará e Minas Gerais e no Distrito Federal.

Continua após a publicidade

O alerta funciona apenas nas redes sociais da Meta?

No Brasil, as notificações do Amber Alert são entregues apenas no Facebook e no Instagram. Essa exclusividade acontece devido à parceria feita entre a Meta e o MJSP para trazer o recurso ao Brasil.

Contudo, isso não impede uma expansão futura da plataforma, a considerar os meios de comunicação utilizados no exterior para informar os desaparecimentos, como os canais de televisão e as estações de rádio.

Veja também como fazer um boletim de ocorrência online para reportar crimes sem precisar se direcionar à delegacia para o primeiro atendimento.