O que é e como remover um bloatware
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
Comuns em celulares e computadores, bloatwares são programas instalados de fábrica em um dispositivo. Esses aplicativos, por vezes indesejados e com utilidade meramente publicitária, geralmente não podem ser desinstalados como outros apps do aparelho, exigindo ferramentas complementares para realizar o processo (como um computador).
- O que acontece se você não atualizar o software do celular?
- Qual o sistema operacional de PC mais usado do mundo?
Esses aplicativos, porém, ocupam espaço do armazenamento interno e, quando ativados, podem até ser atualizados de forma automática sem o usuário querer. Portanto, é interessante aprender a removê-los do aparelho de forma definitiva.
O que são bloatwares?
A expressão “bloatware” surge da aglutinação “bloat” (“inchar”, em português) e “software”. Assim, bloatwares são quaisquer aplicativos instalados nativamente em um celular ou PC, mas o termo tende a ser usado especificamente para mencionar programas indesejados, por vezes incluídos por fabricantes para fins de publicidade.
É comum que bloatwares sejam aplicativos redundantes e, em sua maioria, inúteis. Tendem a ser navegadores, antivírus, lojas de aplicativos, mensageiros e mais. Esses aplicativos são instalados nos celulares como consequência de parcerias com fabricantes, que negociam a distribuição padrão para impulsionar a popularidade de seus serviços.
Como desativar bloatwares no celular Android?
Enquanto a desinstalação de bloatwares requer o auxílio de um computador ou fazer um root no celular, desativá-los é um processo bem simples: o próprio sistema operacional oferece essa opção. Esse processo varia conforme a versão personalizada do celular, e no caso dos aparelhos que rodam a One UI da Samsung é assim:
- Entre em Configurações > Aplicativos;
- Selecione o bloatware indesejado para abrir a seção “Informações do aplicativo”;
- Selecione “Desativar”.
Como desinstalar bloatwares do celular Android?
Quando é impossível desinstalar bloatwares a partir do menu de configurações do celular, o processo fica um pouco mais complicado: a primeira alternativa é obter acesso ao root do aparelho (pelo método que preferir) e desinstalar os programas com as permissões avançadas obtidas; a segunda é usando um PC com drivers Universal ADB instalados.
Ative a depuração USB
Para fazer a desinstalação pelo computador, você precisa ativar a "Depuração USB" no menu de "Opções de desenvolvedor" do seu celular. Faça isso seguindo esses passos:
- Entre em Configurações > Sobre o telefone > Informações do Software;
- Toque várias vezes sobre a opção “Número de versão” até habilitar o modo de desenvolvedor (às vezes, é necessário informar o PIN do aparelho);
- Retorne para Configurações e busque a seção “Opções de desenvolvedor”;
- Ative a opção “Depuração USB”
Instale os drivers Universal ADB
- No site oficial dos drivers Universal ADB, inicie o download no botão "Download Drivers";
- Instale o pacote num endereço fácil de encontrar, como o c: (ou a raíz de uma partição de preferência);
Desinstale bloatwares do celular pelo PC
Uma vez autorizada a depuração USB e a instalação de drivers no computador, você pode partir para a desinstalação do bloatware do celular. O processo exige um computador com Windows, autorização de administrador e um cabo USB para conectar o smartphone e o PC.
- Conecte o celular ao computador por USB;
- Abra o Menu Iniciar e abra o Prompt de Comando no Windows, selecione-o com o botão direito do mouse e selecione “Executar como Administrador”;
- No prompt, digite o comando cd c: (ou o endereço em que o ADB estiver instalado) e aperte Enter;
- Desbloqueie o celular, digite adb shell e aperte Enter;
- Entre com o comando pm list packages -f e procure pelo programa indesejado. O nome do programa não será tão óbvio, então busque com atenção;
- Assim que encontrar, digite o comando pm uninstall -k [nome do programa] e aperte Enter;