Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é e como funciona a fatura ou boleto digital

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Junho de 2022 às 21h20

Link copiado!

Reprodução/FIN/Unsplash
Reprodução/FIN/Unsplash

À medida que a sociedade tem adotado cada vez menos documentos e ferramentas no formato de papel físico, a fatura digital — ou boleto digital — tem ganhado força tanto entre as empresas quanto na adoção do público. É um documento digital que traz as mesmas informações da fatura impressa e normalmente chega ao cliente via e-mail, aplicativo ou download em sites.

Esse modelo já é usado por bancos, lojas, administradoras de condomínios, seguradoras, telefônicas e financeiras, entre outras categorias de empresas. A forma de fazer a transação do papel para os bits varia: o consumidor pode comunicar seu desejo de receber a fatura à companhia, ou esta pedir sua permissão para enviá-la periodicamente.

E-mail, WhatsApp, site oficial ou aplicativos próprios da empresa podem ser os meios para ter acesso ao arquivo digital da fatura. A TIM, por exemplo, envia por meio do WhatsApp. O cliente em questão só precisa ter o app instalado e o número da TIM (041 4141-4141) salvo nos contatos. Daí basta iniciar uma conversa com o número com alguma mensagem que tenha a palava "Fatura" envolvida, e então a empresa manda o boleto em PDF, protegido com uma senha fornecida pela empresa.

Continua após a publicidade

Vantagens da fatura digital

Sustentabilidade: Considerada uma das grandes vantagens por todos os envolvidos. A fatura digital elimina a necessidade de imprimi-la, reduzindo a demanda por derrubada de árvores para converter a matéria-prima em papel.

Economia: Consequência da vantagem anterior; as empresas reduzem os custos de imprimir muitas faturas em papel. Segundo estimativas, a queda de gastos nesse sentido pode ir a 70%. Mesmo que haja o gasto com servidor, software e energia elétrica para enviar as faturas digitais ou mantê-las online na nuvem, na maioria dos casos a transição compensa financeiramente.

Continua após a publicidade

Praticidade: Com a fatura caindo diretamente no seu email ou aplicativo, é fácil de ter acesso a ela, reduzindo o risco de extravio da fatura em papel nos Correios.

Planejamento: Os consumidores que se adequarem à fatura digital podem adquiri novos hábitos de organização, como guardar todas elas em um HD ou em um Google Drive, para ter um acompanhamento de gastos ao longo do tempo. Era algo possível também com as faturas em papel, guardando-as em pastas. Mas exigia ocupar muito mais espaço físico de sua casa.

Desvantagens da fatura digital

Continua após a publicidade

Requer atenção com possíveis golpes: Como em quase todos os casos em que a tecnologia ajuda sua vida financeira, ele também pode ser um transtorno na forma de cibercrimes. Um golpista pode se passar pelo atendimento de uma empresa, emiti uma fatura falsa e o cliente incauto pode "pagá-la", quando na verdade foi um depósito na conta do criminoso. Aconteceu algo do tipo com uma falsa Claro, no ano passado. Veja como se prevenir de algo assim.

Segurança na nuvem: Por parte da empresa, é preciso adotar uma solução de emissão e envio da fatura digital que proteja seus clientes de terem seus dados pessoais e financeiros expostos. Como dito acima, a solução de abertura do documento por senha é uma alternativa de proteção.

Leitura do código nem sempre é simples: Muitas vezes é preciso pagar a fatura escaneando o código de barras com a câmera do celular. Mas como fazer isso se a fatura estiver na tela do celular? Mesmo que você a abra na tela do notebook, pode vir outro problema: o escaneamento não dá certo e você se vê obrigado a digitar todos os números do código.

Fonte: Zenvia, Valenet