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[ATUALIZADO] Golpes virtuais usam fatura falsa da Claro para enganar clientes

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Maio de 2021 às 18h20

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Reprodução: Claro
Reprodução: Claro

[Atualizado com o posicionamento da Claro no final do texto]

Clientes da operadora Claro precisam ficar atentos a um novo golpe que alerta sobre pendências falsas para convencer clientes a pagar boletos falsos. Nas mensagens, que imitam a comunicação oficial da empresa, surge a informação de que uma fatura vencida — com um valor que geralmente supera o do plano contratado — precisa ser paga através de um documento em PDF anexado.

O golpe é bastante sofisticado, com direito ao uso da identidade visual característica à provedora e um endereço de e-mail identificado como “MINHA CLARO”. Embora seja convincente, a mensagem traz algumas disparidades que ajudam a diferenciá-la com facilidade das cobranças e notificações oficiais feitas pela Claro.

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Enquanto os criminosos usam o endereço relacionamento@minhaclaroresidencial.com em suas cobranças, a Claro alerta em todas as suas faturas que só utiliza o e-mail faturadigital@minhaclaro.com.br como forma de comunicar sobre cobranças. Além disso, a empresa só permite o acesso aos documentos em PDF mediante a informação de números do CPF do cliente, proteção que a mensagem falsa não possui.

Em sua página de segurança, a empresa oferece dicas de como evitar ser vítimas de cobranças indevidas e tentativas de phishing. Os clintes devem ficar atentos a mudanças súbitas no valor cobrado e verificar se suas informações cadastrais estão corretas, bem como se a data de vencimento é consistente com faturas anteriores. Além disso, a empresa aconselha os consumidores a ficar atentos à linguagem utilizada e ao número oficial usado para comunicações no WhatsApp.

Uma pesquisa recente da Kaspersky revelou que o Brasil é o país que mais sofre com tentativas de phishing em todo o mundo, superando países como Portugal, França, Guiana Francesa e Tunísia no ranking. A taxa de vítimas por aqui também é maior, superando os 13% da média global e chegando a 20% — a expectativa é que as tentativas de golpes devem crescer por aqui em 2021, muitas delas tendo o sistema de pagamentos via Pix como alvo.

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Para evitar ser vítima de golpes do time é preciso ficar atento a algumas dicas simples, como evitar abrir e-mails de endereços desconhecidos, não confiar em pedidos de downloads automáticos ou abrir anexos suspeitos. Também é recomendado acompanhar as últimas atualizações de seu sistema operacional e manter um software antivírus ativo (e também atualizado) em sua máquina.

Posicionamento oficial da Claro

Em contato com a reportagem realizado na manha de terça-feira (4), a Claro comunicou que investe em políticas e procedimentos de segurança para identificar fraudes e proteger seus clientes. Confira o posicionamento oficial da empresa:

Uma onda de golpes, inclusive por meio de boletos falsos, tem afetado vários setores de produtos e serviços no Brasil há algum tempo e esse processo se intensificou com a digitalização impulsionada pela pandemia. O fenômeno não é recente e os golpistas utilizam boletos de serviços diversos. A Claro investe constantemente em políticas e procedimentos de segurança, adotando medidas rígidas para identificar fraudes e proteger seus clientes, e orienta para que fiquem atentos a alguns detalhes de segurança:
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  • Cuidado com o compartilhamento de informações pessoais, conteúdos e transações feitos por meio de sites de compras e aplicativos de origem duvidosa. Ações como essas podem abastecer grupos criminosos com dados reais.
  • O domínio oficial da fatura digital por e-mail é faturadigital@minhaclaro.com.br
  • A fatura enviada por e-mail é protegida por senha, para maior segurança do cliente.
  • Não há desconto automático em fatura.
  • Confira sempre o nome do destinatário antes de finalizar qualquer pagamento.
  • Em caso de dúvidas sobre promoções, descontos ou qualquer outro tema, a central de relacionamento está à disposição em todos os canais, site www.claro.com.br os aplicativos Minha Claro residencial e por telefone 10621, o funcionamento é 24h e a ligação gratuita.
  • O cliente pode confirmar o valor da fatura e solicitar segunda via pelo aplicativo Minha Claro residencial ou no site www.claro.com.br
  • Acesse o portal para mais dicas de segurança: https://www.claro.com.br/seguranca
    Sobre o caso relatado pela reportagem, a Claro reforça que trabalha constantemente para identificar fraudes e irá apurar.