O que colocar na bio do Instagram? Veja 5 dicas

O que colocar na bio do Instagram? Veja 5 dicas

Por Felipe Freitas | Editado por Bruno Salutes | 27 de Maio de 2022 às 21h30
Canaltech/Felipe Freitas

Está pensando no que colocar na bio do Instagram? Afinal, resumir uma biografia em apenas 150 caracteres nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, existem muitas formas criativas de organizar sua bio. Isso porque o Instagram permite que você inclua — links, emojis, hashtags e até mesmo caracteres especiais. Assim, a sua criatividade é realmente o mais importante.

Transmitir sua personalidade, valores, formação e até mesmo gostos pessoais é um ótimo caminho para começar. Mas, caso você esteja criando um perfil mais profissional, existem algumas dicas que você pode seguir para escrever uma mensagem mais eficiente. Nesta matéria, veja o que colocar na bio do Instagram!

1. Dê destaque para suas palavras-chave

Colocar palavras-chave na bio do Instagram é uma ótima maneira de dar destaque às características mais importantes do seu perfil. Isso porque elas influenciam diretamente na classificação do algoritmo nas buscas do Instagram. Por isso, muita gente costuma criar listas bem criativas de palavras-chave ou apenas vários emojis combinados — essa é uma maneira de destacar seu perfil.

Organize as informações mais importantes sobre seu perfil (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

2. Adicione uma categoria em seu perfil

Ao converter seu perfil do Instagram para uma conta profissional, você desbloqueia o recurso de “Categoria”. Assim, acessando seu Instagram as pessoas rapidamente conseguem reconhecer se aquela conta pertence a um Artista, Criador de conteúdo, Empreendedor, Jornalista ou Loja virtual.

Tal recurso pode ser muito útil, afinal, sua categoria ficará visível logo abaixo do seu nome de usuário. Pensando nos 150 caracteres da bio, as categorias também ajudam a liberar espaço para adicionar emojis e contar um pouco mais sobre você.

Adicione uma categoria ao seu perfil do Instagram (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

3. Aproveite emojis e caracteres especiais

Falando em emojis, também é possível criar uma bio ainda mais personalizada aproveitando fontes e caracteres especiais. O Instagram oferece suporte para diferentes tipos de caracteres, inclusive fontes diferentes. Assim, é possível deixar sua bio um pouco mais divertida e também aproveitar figuras que transmitem informações visuais.

Para adicionar símbolos especiais no Instagram, existem vários sites que oferecem catálogos extensos gratuitamente. Nesses sites, você pode escrever seu texto e depois copiá-lo para o Instagram com muita facilidade.

O Instagram oferece suporte a caracteres e fontes especiais (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

4. Use a criatividade para contar uma história

A criatividade sempre é um dos maiores diferenciais. Contar algo sobre você ou sobre sua marca de maneira criativa, pode ser uma ótima maneira de criar conexões com as pessoas que acessam seu perfil. Pensando nisso, você pode adicionar citações, objetivos, interesses e outras coisas que refletem traços de personalidade em sua bio. Escrever uma frase icônica também pode funcionar muito bem.

5. Vá além do texto

Esse é o caso do famoso "Link na bio". Lá no Instagram, contas profissionais podem adicionar links e botões especiais em seu perfil. Tais recursos são ótimas maneiras de redirecionar novos visitantes para suas páginas mais importantes. Pensando nisso, organizadores de links como o Linktree podem ser uma ótima solução. Afinal, esse serviço gratuito permite que você reúna vários links importantes em um painel todo seu. Vale a pena conferir!

Também é possível conectar uma página do Facebook, adicionar seu WhatsApp e outras opções de contato no Instagram. Assim, você pode criar um CTA (chamado de ação, em tradução livre para o português) convidando seguidores e curiosos a conhecer seus principais trabalhos além do Instagram. Convide seus seguidores a ir além do texto!

Coloque links importantes e botões especiais (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Por último, mas não menos importante, temos as Hashtags. Elas funcionam em todo o Instagram com o papel de filtrar e dar destaque aos perfis no mecanismo de pesquisa. Então, no fim da sua bio também vale a pena adicionar tags sobre causas que você apoia, por exemplo. Com essas dicas fica um pouco mais fácil pensar no que escrever na bio do Instagram, né? Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.