O que é Photo Dump no Instagram?

O que é Photo Dump no Instagram?

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 11 de Maio de 2022 às 07h00
André Magalhães/Canaltech

Você sabe o que é Photo Dump no Instagram? Ao passar pelo feed da rede social, é cada vez mais comum encontrar postagens com esse termo na descrição. A tendência tornou-se muito popular entre perfis do Instagram e traz uma alternativa para criar publicações em carrossel na plataforma.

Essencialmente, o Photo Dump consiste em publicar múltiplas fotos no seu feed ou nos Stories, com a ferramenta Layout. A seguir, saiba mais sobre o que é Photo Dump e como criar uma compilação de fotos no seu perfil do Instagram!

O que é Photo Dump?

Photo Dump é um conjunto de fotos publicado de uma só vez no Instagram. A ideia da tendência é criar um carrossel com fotos variadas, que não necessariamente seguem alguma lógica ou conceito. É comum ver “dumps” com fotos aleatórias salvas na galeria do celular — em alguns casos, são postadas sem filtros ou edição.

Em tradução livre para o português, Photo Dump significa “Despejo de fotos”. Ou seja: o usuário seleciona algumas imagens salvas, que não precisam ser do mesmo dia ou evento, e as “despeja” em uma única publicação. É muito comum, por exemplo, utilizar o Photo Dump para registrar as fotos tiradas em cada mês do ano, criando uma retrospectiva no seu Instagram.

Exemplo de Photo Dump no perfil oficial do presidente dos Estados Unidos da América no Instagram(Captura de tela: André Magalhães)

Alguns registros populares do Photo Dump foram encontrados a partir de 2020, quando influencers aproveitavam para movimentar o feed em tempos de lockdown. De qualquer forma, o sucesso da tendência já foi consolidado: a hashtag #photodump já conta com mais de 1,5 milhões de publicações no Instagram e até mesmo a conta oficial do presidente dos Estados Unidos da América aproveitou para participar da moda, em janeiro de 2022.

Como criar um Photo Dump no Instagram

Para criar um Photo Dump no seu feed do Instagram, basta montar um carrossel na rede social. Abra a tela de criação de publicação e selecione o ícone de múltiplas fotos. Em seguida, escolha até 10 imagens preferidas da galeria e complete a sua postagem. É comum que as pessoas insiram o termo “Photo Dump” na legenda.

Você pode criar um Photo Dump no Feed ou nos Stories (Captura de tela: André Magalhães)

Também é possível publicar o seu despejo de fotos nos Stories. Para isso, muitos perfis utilizam a figurinha “Sua vez”, muito usada em correntes da rede social, e colocam as imagens com o recurso “Layout”. Caso não queira usar a figurinha, também é interessante mencionar o Photo Dump na legenda da publicação. No Android, o Layout é limitado a apenas quatro imagens, enquanto o iOS permite uma moldura com até seis fotos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.