O iOS 26 não será liberado ao iPhone XR e XS; ainda dá para usar os celulares?
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

A chegada do iOS 26, disponível a partir de 15 de setembro, marca o fim do suporte da Apple aos modelos iPhone XR e iPhone XS. Os celulares não vão receber novas atualizações após o iOS 18, mas isso não significa que você precisa descartá-los imediatamente.
- iOS 26 será liberado na próxima segunda (15) ao iPhone; veja o que esperar
- Linha iPhone 17 Pro chega com visual renovado e performance "gelada"
Lançados em 2018, os aparelhos não vão ganhar o novo visual no padrão Liquid Glass ou outras correções de bugs, mas ainda podem ser usados a curto prazo enquanto você pensa numa eventual substituição. A seguir, entenda o que acontece:
- Posso usar o iPhone XR ou XS sem a atualização?
- O que acontece com os apps?
- O que fazer após o fim do suporte?
Posso usar o iPhone XR ou XS sem a atualização?
Sim, mas com ressalvas. Mesmo sem o suporte, o celular não para de funcionar e ainda pode ser usado normalmente a curto prazo.
É importante reforçar que o aparelho não vai receber atualizações, novos recursos e correções de segurança, mas ainda roda no dia a dia. Portanto, o celular serve por alguns meses, mas o ideal é ficar de olho numa eventual reposição a médio ou longo prazo.
O que acontece com os apps?
A maior parte dos aplicativos ainda deve funcionar no iPhone mesmo após o salto de geração no iOS. WhatsApp, Instagram e até o Gov.br são compatíveis com a versão 15.1 (de 2021) ou posterior do sistema operacional, então ainda vão funcionar nos modelos.
Isso significa que o suporte ao iOS mais antigo continua, pelo menos por alguns anos. O único alerta fica com relação à presença de novos recursos, visto que algumas novidades são reservadas para o sistema mais novo.
O que fazer após o fim do suporte?
Eventualmente, o aparelho pode ficar mais propenso a bugs e até mais vulnerável a ameaças digitais, visto que deixa de receber updates de segurança. Por isso, ainda que o iPhone XR seja utilizável nos próximos meses, o ideal é considerar a troca do aparelho.
A Apple costuma oferecer de cinco a sete anos de atualizações do iOS aos seus aparelhos, então vale pensar em investir num modelo mais recente para receber novidades por vários anos.
Pode ser mais vantajoso do que comprar um iPhone 11, por exemplo, que atualiza para o iOS 26 mas está na iminência de perder o suporte em breve.
Caso os modelos da Apple estejam muito caros para o seu planejamento, também vale considerar a troca para celulares Android: já existem modelos no mercado que oferecem até sete anos de atualizações, por exemplo.
Tudo sobre os lançamentos da Apple:
- Apple lança iPhone Air: o celular mais fino da marca com apenas 5,6mm
- Apple Watch SE 3 é anunciado com 5G e tela Always On; conheça
- Apple Watch Series 11 é lançado como 1º smartwatch com 5G do mundo
- Apple revela iPhone 17 com tela maior, melhorias na câmera e na performance
VÍDEO: Por que o iPhone dura TANTO? O que a Apple faz de CERTO e ERRADO na durabilidade do aparelho?