Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gmail ganha novo widget para a home no iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Janeiro de 2022 às 09h31

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google começou a distribuir uma atualização que traz melhorias de produtividade para o Gmail no iPhone e iPad. O gerenciador de e-mails da companhia recebeu um novo widget para a tela inicial e introduziu o modo Picture-in-Picture em chamadas realizadas pelo Google Meet.

Novo widget do Gmail para iOS

A ideia do widget é oferecer ações rápidas para executar ações sem precisar abrir o app do Gmail. Além disso, o utilitário ainda mostra as atualizações mais recentes, como os três últimos e-mails da caixa de entrada — com remetente e assunto. Embora essa novidade tivesse sido anunciada em novembro, ela só chegou agora oficialmente para os dispositivos da Apple.

Continua após a publicidade

O avatar do dono da conta fica posicionado no canto superior esquerdo para facilitar a identificação. Logo abaixo, um ícone de lápis permite que o usuário escreva um e-mail ali mesmo, na tela inicial do sistema. Em termos de funcionalidade, a ideia é bem parecida com o que já foi visto no Android anteriormente.

Essa é a segunda adição do widget no iOS, já que o anterior foi discretamente removido do sistema em algum momento em 2021. Não está claro se o Google decidiu voltar com o atalho a pedido dos usuários ou se quis fazê-lo para melhorar a experiência dos clientes.

PiP no Google Meet do Gmail

Continua após a publicidade

O Google Meet recebeu suporte ao recurso Picture-in-Picture no Gmail do sistema da Apple. A adição não tem nada de revolucionário e deve entregar a experiência que muita gente já viu antes no app dedicado: capacidade de redimensionar a janela e controles básicos da videochamada.

A diferença agora é que isso pode ser feito diretamente pelo app do gerenciador de e-mails. O PiP é aquela janelinha pequena que fica aberta, geralmente no canto inferior da tela do celular, quando você troca de app e permite continuar a assistir a vídeos, lives e similares. Sempre que você navegar para fora do Meet, a reunião será minimizada na janela e poderá ser alocada em qualquer lugar da tela inicial.

Segundo o Google, uma atualização futura deve trazer novidades também para o Planilhas Google com suporte a atalhos e listas de comandos reformuladas. Esses atalhos devem facilitar a conclusão de tarefas comuns ou mais avançadas no app, o que é importante para quem precisa se virar com o teclado pequeno dos smartphones.

Continua após a publicidade

Fonte: Google