Novo visual do Gmail começa a chegar para os usuários
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google começou a distribuir o novo visual do Gmail nesta terça-feira (15) para usuários da versão web de computadores. A mudança visual traz uma interface de usuário mais moderna e com acesso facilitado aos principais produtos do Workspace.
- Último resquício do Google+ finalmente será descontinuado
- O que é a Web 3.0 e como ela vai revolucionar a internet?
Embora não seja uma grande revolução em termos de design, a ideia é ampliar os recursos para que eles deixem de ser apenas janelas posicionadas no Gmail e passem a ter identidade própria. Chat, Espaços e Meet passam a ter posicionamento em local nobre, abaixo do ícone dos e-mails e em formato retangular.
As notificações terão formato de bolha e surgem na parte inferior da página, no intuito de avisar sobre novas mensagens ou conversas, mas sem atrapalhar a produtividade de quem escreve um e-mail ou marca um compromisso na agenda.
Como ativar o novo visual do Gmail
Caso deseje experimentar, vá até as configurações rápidas (ícone de engrenagem) e localize a opção "'Experimente a nova visualização do Gmail". O clique fará com que a guia deseja recarregada em uma nova janela, já com tudo diferente. Se ela não estiver lá, significa que o redesenho ainda não está disponível na sua conta, por isso será necessário esperar mais um pouco.
Veja o layout novo do Gmail para 2022 mais de perto:
- Botão Mostrar ou ocultar o menu principal do painel que pode ser reduzido
- Menu principal da app
- Novo balão de notificação
- Painel que pode ser reduzido
- Janela da app
- Indicador de estado
Para ter acesso imediato, o Google diz que é necessário ter o Chat ativado no gerenciador de e-mails. Não está claro porque isso é necessário, mas provavelmente deve fazer parte dos requisitos para o visual renovado. Para algumas pessoas, um pequeno prompt pode aparecer no canto inferior direito com a sugestão de migrar.
Renovação visual e utilitária do Gmail
Anunciado no final do mês passado, a nova visão integrada pela empresa será opcional neste início, e deve ser entregue tanto para usuários pessoais quanto contas comerciais. Você poderá migrar para o layout atualizado ou retornar para o antigo, se não gostar.
Não há intenção de levar o redesign para o aplicativo nos celulares Android ou iOS, porque os programas funcionam de modo separado. Como o Google não mencionou nada sobre o assunto, é provável não haver planos para o mobile.
A expectativa é que a mudança tenha sido concluída até a metade do ano, sem a possibilidade de retornar ao modelo atual a partir de então. A decisão da gigante das buscas já está feita e dificilmente haverá retrocesso, portanto é bom já ir testando para se acostumar com a aparência mais utilitária do Gmail.
Fonte: Google