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Novo ícone do Chrome poderia ter sido bem diferente; veja as opções descartadas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Julho de 2022 às 12h07

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Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

A logomarca do Google Chrome mudou bastante ao longo do tempo, mas ela poderia ter sido ainda mais diferente do modelo atual. A última atualização ocorreu neste ano, 8 anos após a renovação de 2014, e marcou o lançamento do Chrome 100, embora tenha sido bem discreta em comparação com as renovações anteriores.

Antes do novo modelo atual, que nem todo mundo notou diferença, os designers do Google testaram várias versões totalmente inusitadas que acabaram reprovadas. Os visuais foram desde formas triangulares no interior do círculo, passando por versões vazadas e apenas com o contorno colorido, até uma mudança radical nas cores.

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“Na fase exploratória, tentamos todos os tipos de ideias; suavizar cantos, geometrias diferentes, separar ou não as cores com branco. Também tentamos opções que se afastavam ainda mais da forma geral que usamos nos últimos 12 anos”, explicou o designer visual do Google Thomas Messenger.

Uma das opções seria a adoção de um visual degradê do laranja para o roxo, que lembra um pouco as tonalidades do Mozilla Firefox. Outro transformaria os cantos pontudos das formas geométricas em uma espécie de círculo contínuo, dando uma sensação de movimento.

No fim das contas, os designers do Google decidiram jogar com a segurança e evitar um visual impactante demais, principalmente porque o Chrome ainda segue na vanguarda dos navegadores. Mudar muito o layout da logo poderia causar espanto ou descontentamento do usuário: “Sabíamos o quão bem as quatro cores do Google e a composição circular são reconhecidas, então decidimos não nos desviar muito disso”, explicou Messenger.

Logo do Chrome tem múltiplas versões

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A logo do Google Chrome em 2022 tem sutis variações conforme o sistema operacional. No Windows 10 e 11, o ícone apresenta mais gradientes e acabou com o sombreamento, enquanto no rival macOS foi adotado um visual tridimensional para combinar com o visual do sistema da Apple. Já no Chrome OS, o visual é mais chapado, sem gradientes e com cores mais chamativas.

Os especialistas da empresa garantem que analisam as plataformas para ver qual visual se sai melhor, tanto em termos de conversão do usuário quanto em desempenho visual. É possível que no futuro unifiquem novamente as logos ou adotem caminhos totalmente diferentes, inclusive os descartados em 2022.