Publicidade

Google Chrome deve copiar um ótimo recurso de tradução do Edge

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Julho de 2022 às 10h32

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

A ferramenta de tradução do Chrome está prestes a permitir que você traduza apenas um trecho selecionado. O recurso seria compatível com todos os idiomas presentes na listagem do Google Tradutor, já que usa a integração com o serviço. Esta é uma ferramenta já existente no rival Microsoft Edge, mas inédita no navegador do Google.

A novidade foi identificada pelo usuário do Reddit Leopeva64-2 e divulgado no canal dedicado ao navegador do Google. Ao fuçar no Chrome Canary, versão de testes do navegador, ele descobriu a capacidade de traduzir apenas um fragmento de texto.

Continua após a publicidade

Um print de tela compartilhado mostra a interface em funcionamento. Primeiro, você deverá escolher para qual idioma o trecho selecionado será convertido ao clicar no ícone do Google Tradutor. Depois disso, é só clicar com o botão direito do mouse em uma seleção de texto de um site para localizar o recurso no menu de contexto. Caso prefira, ainda poderá manter a tradução da página inteira.

O usuário que deseja mudar o idioma padrão da tradução poderá fazê-lo pelo menu de três pontos, posicionado no atalho do Tradutor na barra de endereços. Esta é a forma mais rápida para alternar entre línguas diferentes, em vez de fazer a troca manual no serviço.

Traduzir apenas um pedaço de texto no Chrome

Por ser algo em fase de desenvolvimento, é possível que ainda leve algum tempo para a tradução parcial chegar ao Chrome estável. O recurso deve ser útil para quem precisa lidar com múltiplos idiomas, porque assim é possível saber como aquela frase é dita em duas ou três línguas distintas.

Continua após a publicidade

Embora as traduções online tenham evoluído muito na última década, os serviços de idiomas ainda pecam em determinadas expressões que exigem contexto. Por isso, muita gente prefere ler as coisas no idioma original e traduzir apenas alguma palavra desconhecida ou uma frase complexa.

A adição deve fortalecer um recurso do Google Lens integrado ao Chrome, que possui a capacidade de copiar textos em uma imagem ou traduzi-los. A tradução de conteúdos é o foco de grandes empresas de tecnologia do planeta, pois derrubaria barreiras dos idiomas para criar uma sociedade na qual as pessoas conseguem se comunicar mais facilmente.

Fonte: Reddit