Publicidade

Nearby Share do Android permitirá enviar arquivos para você mesmo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Abril de 2022 às 10h09

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google desenvolve um método para enviar arquivos por proximidade para você mesmo, descobriu o jornalista da Esper, Mishaal Rahman. Possivelmente batizado de “Self Share”, a ferramenta permitiria compartilhar mídias e documentos com dispositivos do mesmo dono com mais facilidade via Nearby Share, sem precisar passar pelas etapas de aprovação.

Em uma recente atualização do Google Play Services, foram adicionados os componentes para viabilizar o Self Share. Rahman, que conseguiu ativar a nova interface, descobriu que a seção dedicada para a novidade se chamaria “Seus dispositivos” e será posicionada no lugar da opção “Oculto”, na tela “Visibilidade do dispositivo”, ao lado de “Todos” e “Seus contatos”.

Continua após a publicidade

Para fazer um envio via Self Share, é necessário que o dispositivo de destino esteja conectado à mesma conta Google — provavelmente, ele também deverá estar configurado como “Visível” no Nearby Share, mas isso não foi esclarecido pelo repórter. Ao compartilhar um arquivo, não é necessário aprovar o recebimento no destinatário, o que torna o processo significativamente mais intuitivo e parecido com o AirDrop, da Apple.

Visto primeiro no Chrome OS

Essa adição, porém, não é exatamente uma novidade: em janeiro, achados no Chromium Gerrit mostraram que o Google preparava o Self Share para Chrome OS. Pela finalidade da função, logicamente ela seria implementada também no Android em algum momento.

Continua após a publicidade

Quando ativada, o interruptor que define a visibilidade do dispositivo foi realocado para o menu de configurações, o que torna o processo de desligar o Nearby Share um pouco mais complicado. Contudo, por se tratar de uma ferramenta ainda em desenvolvimento, pode ser que mais mudanças estejam a caminho.

Não há previsão para o lançamento do Self Share, mas considerando a proximidade do Google I/O (marcado para 11 e 12 de maio), talvez a empresa dê um espaço para a novidade entre as apresentações.

Continua após a publicidade

Fonte: Mishaal Rahman