Nearby Share do Android permitirá enviar arquivos para você mesmo
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google desenvolve um método para enviar arquivos por proximidade para você mesmo, descobriu o jornalista da Esper, Mishaal Rahman. Possivelmente batizado de “Self Share”, a ferramenta permitiria compartilhar mídias e documentos com dispositivos do mesmo dono com mais facilidade via Nearby Share, sem precisar passar pelas etapas de aprovação.
- Google Fotos recua e adia atualização da aba Biblioteca
- Pesquisa do Google no desktop testa redesenho com coluna à esquerda; veja imagem
Em uma recente atualização do Google Play Services, foram adicionados os componentes para viabilizar o Self Share. Rahman, que conseguiu ativar a nova interface, descobriu que a seção dedicada para a novidade se chamaria “Seus dispositivos” e será posicionada no lugar da opção “Oculto”, na tela “Visibilidade do dispositivo”, ao lado de “Todos” e “Seus contatos”.
Para fazer um envio via Self Share, é necessário que o dispositivo de destino esteja conectado à mesma conta Google — provavelmente, ele também deverá estar configurado como “Visível” no Nearby Share, mas isso não foi esclarecido pelo repórter. Ao compartilhar um arquivo, não é necessário aprovar o recebimento no destinatário, o que torna o processo significativamente mais intuitivo e parecido com o AirDrop, da Apple.
Visto primeiro no Chrome OS
Essa adição, porém, não é exatamente uma novidade: em janeiro, achados no Chromium Gerrit mostraram que o Google preparava o Self Share para Chrome OS. Pela finalidade da função, logicamente ela seria implementada também no Android em algum momento.
Quando ativada, o interruptor que define a visibilidade do dispositivo foi realocado para o menu de configurações, o que torna o processo de desligar o Nearby Share um pouco mais complicado. Contudo, por se tratar de uma ferramenta ainda em desenvolvimento, pode ser que mais mudanças estejam a caminho.
Não há previsão para o lançamento do Self Share, mas considerando a proximidade do Google I/O (marcado para 11 e 12 de maio), talvez a empresa dê um espaço para a novidade entre as apresentações.
Fonte: Mishaal Rahman