Publicidade

Google Fotos recua e adia atualização da aba Biblioteca

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Abril de 2022 às 22h30

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

As mudanças anunciadas para a interface da Biblioteca do Google Fotos foram adiadas e serão revisadas mais uma vez, anunciou o Google. De acordo com a apuração do site 9to5Google, a atualização foi deixada para depois para implementar “alterações adicionais”, enquanto a renovação da aba “Compartilhar” será distribuída nas próximas semanas.

A movimentação do Google, porém, foi estranha: na semana do anúncio, a empresa chegou a distribuir a atualização da aba Biblioteca para usuários de iPhone. A interface permaneceu alterada por alguns dias até que voltou ao padrão anterior, enquanto usuários de Android sequer puderam conhecer a nova seção. Não se sabe exatamente o que fez a empresa retroceder o update.

Continua após a publicidade

Na atualização, a aba biblioteca foi significativamente simplificada e recebeu filtros na parte superior da tela, em que normalmente ficam atalhos para as seções Favoritos, Gerenciamento, Arquivo e Lixeira. A linha “Fotos no dispositivo” foi abandonada e, no lugar, foram reunidos os álbuns personalizados e as pastas, exibidos em grade conforme as tags escolhidas “Seus álbuns”, “No Dispositivo” e “Álbuns compartilhados”, por exemplo.

Na parte de baixo, foram adicionados botões para acessar a ferramenta de importação de fotos, Pasta Trancada, Arquivo e Lixeira — antes, alguns desses atalhos estavam espalhados por outras áreas do app.

Críticas da comunidade

Embora a renovação enfim coloque as pastas e ferramentas numa mesma área, a falta de distinção entre pastas e álbuns personalizados desagradou uma parcela de usuários. Na versão atual da interface, o Google Fotos distingue os formatos no estilo de navegação — pastas são navegadas na horizontal, no estilo carrossel, enquanto álbuns ficam em grade.

Continua após a publicidade

É possível que o Google tenha observado as críticas e percebido que não seria uma boa ideia, em termos de intuitividade, juntar os dois formatos e, por isso, tenha recuado a atualização. Contudo, é impossível cravar o motivo exato, uma vez que a revisão da interface retrabalhada ainda não foi divulgada.

Por enquanto, infelizmente, não há previsão para a apresentação da nova versão da aba Biblioteca do Google Fotos. Portanto, resta apenas aguardar novos anúncios.

Fonte: 9to5Google