Não quer ver vídeos do Shorts na busca? YouTube vai deixar você remover opção
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi | •

Usuários que utilizam a caixa de pesquisa do YouTube para buscar vídeos agora poderão remover os conteúdos do Shorts nos resultados da plataforma. A novidade faz parte de um pacote de mudanças anunciado nesta quinta-feira (8) pelo serviço do Google.
- Como criar um canal no YouTube | Guia Prático
- Uso do YouTube para ver podcasts pela TV quase dobrou em um ano, diz empresa
Essa restrição poderá ser ativada no menu “Tipo”, dentro dos filtros de pesquisa da plataforma. Nesse espaço, foi adicionado o filtro “Shorts”, que aparece junto de outras opções, como “Vídeo”, “Canal”, “Playlist” e “Filme”.
O objetivo da novidade é tornar o sistema de busca por conteúdos no tradicional serviço de streaming de vídeos ainda mais eficaz e intuitivo para todos os usuários.
“Nosso objetivo é equipar você com ferramentas de busca avançada mais eficientes, garantindo que você encontre de forma consistente e ágil o conteúdo que ama”, destacou o YouTube no comunicado de anúncio do novo recurso.
Alterações em outros filtros de busca
O YouTube também renomeou outros filtros de pesquisa. O menu “Ordenar por” agora se chama “Priorizar”, enquanto o filtro “Contagem de visualizações” foi renomeado para “Popularidade”.
Além da adição e da renomeação de filtros, a plataforma informou que também está removendo opções como “Última hora”, dentro do espaço “Data do upload”, e “Classificação”, encontrada anteriormente na seção “Ordenar por”.
A equipe do YouTube não deu detalhes sobre quando essas alterações chegarão a todos os usuários, mas testes realizados pelo Canaltech indicam que as mudanças ainda não foram liberadas para todo o público no Brasil.
Leia também:
- Primeiro vídeo publicado no YouTube completa 20 anos; relembre
- Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do YouTube
- Como funciona o YouTube Kids | Guia Prático
VÍDEO: Alerta para usuários do YouTube Premium!