Não quer trocar de iPhone? 5 truques para seu celular ficar como 'novo'
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi | •

Com o lançamento do iPhone 17, é comum "bater" aquela vontade de trocar de aparelho. Mas, na prática, as gerações anteriores ainda oferecem bastante desempenho e não precisam necessariamente ser substituídas. Além disso, pequenos ajustes podem fazer o seu celular atual ficar mais rápido, eficiente e até mais seguro sem gastar um centavo.
- O iOS 26 chega em breve: veja como preparar o seu iPhone para a atualização
- O que mudou do iPhone 16 para o 17: tela mais veloz, câmeras melhores e mais
5 truques para seu iPhone ficar como 'novo'
Mesmo que você não queira trocar de aparelho, existem algumas estratégias para deixar seu iPhone mais rápido e seguro. Confira alguns truques a seguir:
- Apague apps sem uso;
- Remova arquivos pesados e desnecessários;
- Reveja permissões de apps;
- Atualize o celular;
- Restaure o celular.
1. Apague apps sem uso
Com o tempo, acumulamos aplicativos que pouco usamos ou esquecemos que existem. Eles ocupam espaço de armazenamento e podem rodar em segundo plano, o que consome bateria e processamento sem necessidade.
Quando reduzimos a quantidade de apps, o sistema fica mais leve, e o celular tende a responder melhor, especialmente em modelos mais antigos.
2. Remova arquivos pesados e desnecessários
Fotos, vídeos, mensagens e documentos antigos tendem a se acumular e ocupar grande parte do armazenamento. Além de limitar o espaço para novos conteúdos, esse excesso pode deixar o iPhone mais lento para abrir apps ou navegar entre telas.
3. Reveja permissões de apps
Muitos aplicativos pedem acesso constante a GPS, microfone, câmera e outros recursos, mesmo quando não estão sendo usados, o que tende a consumir bateria e processamento, além de representar um risco à privacidade.
Assim, é indicado ajustar as permissões para garantir que o iPhone e outros apps usem seus recursos apenas quando necessário.
4. Atualize o celular
Atualizações do iOS não servem apenas para trazer recursos novos: elas corrigem falhas que podem deixar o dispositivo mais lento ou instável. Mesmo modelos mais antigos podem se beneficiar dessas melhorias, que são liberadas periodicamente pela Apple.
5. Restaure o celular
Quando o iPhone acumula muitos ajustes, arquivos e apps, seu desempenho pode piorar. Se você restaurar as configurações de fábrica do aparelho, vai apagar os dados antigos e deixar o celular quase como novo.
Esse seria um "último recurso", que deve ser usado se as outras opções não resolverem o problema. Portanto, antes de qualquer coisa, faça um backup dos seus dados.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Seu iPhone não vai receber o iOS 26? Saiba o que fazer
- 3 novidades do iOS 26 que lembram celulares da Xiaomi
- iOS 26 é a maior mudança de design desde o iOS 7; relembre a versão antiga
VÍDEO: Quem deveria comprar os novos iPhone 17, iPhone 17 Air, iPhone 17 pro e iPhone 17 Pro Max?