Nano Banana do Gemini chega ao Photoshop para editar fotos com IA
Por Bruno De Blasi |

O Gemini 2.5 Flash Image, mais conhecido como “Nano Banana”, agora está disponível no Photoshop Beta. A estreia do modelo para gerar imagens realistas com IA foi anunciado pela Adobe nesta quinta-feira (25).
A integração expande os recursos de inteligência artificial do editor de imagens. Em nota ao Canaltech, a companhia destaca que a novidade oferece “workflows flexíveis que combinam os modelos parceiros com as ferramentas do Photoshop para controle criativo completo”.
Por enquanto, a atualização é restrita à versão Beta do Photoshop. Ainda não há data de lançamento da novidade na edição estável do app.
O que é Nano Banana?
Nano Banana é o nome popular do Gemini 2.5 Flash Image. A tecnologia foi revelada no fim de agosto e chamou a atenção por criar imagens realistas. Não à toa, uma das apostas do Google foi a opção para alterar roupa ao enviar retratos até juntá-las pessoas de fotos diferentes em uma imagem só pelo Gemini.
Nos últimos dias, o modelo vem chamando a atenção por meio de tendências em redes sociais para criar fotos de Polaroid, de studio e afins.
Vazamentos recentes também indicam que a atualização pode chegar ao Google Fotos em breve.
Firefly Home
A empresa também apresentou o Firefly Home nesta semana. A novidade centraliza os recursos de IA generativa da empresa e integra as versões mobile apps do Photoshop, Adobe Express e Premiere.
A ideia do recurso é simplificar a edição de imagens, vídeos e design. De acordo com a empresa, o novo hub incorpora modelos de IA como o Luma, Topaz, Valley, Pika, Flux, Runway, Imagen, Veo, Ideogram e GPT.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Vai editar uma foto? Basta pedir ao novo recurso de IA do Google Fotos
- 12 comandos para criar ou editar imagens no ChatGPT
- 5 apps para remover pessoas e objetos de fotos com IA
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?