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Na folia? Como não perder pontos ou ser denunciado no Uber durante o Carnaval

Por| 24 de Fevereiro de 2020 às 12h30

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Época de carnaval é bloquinho de rua em um lado da cidade e trio elétrico do outro, além dos desfiles das escolas de samba no meio. Com tudo acontecendo ao mesmo tempo, usar o transporte público ou os aplicativos de transportes, como a Uber, são as melhores opções para se locomover com segurança. Ainda assim é bom sair de casa já sabendo o melhor lugar para o destino final e manter a simpatia para não perder nenhum ponto no app.

É normal (e até esperado) que a empolgação do carnaval tome conta de você e de seus amigos, no entanto é preciso uma boa dose de bom-senso e respeito, principalmente, para aqueles que optarem por chamar um Uber. O motorista não faz parte da festa e precisa se concentrar na direção. É para isso também que existe o Código de Conduta da Comunidade Uber que orienta de que forma a viagem pode ser agradável e segura para todos.

Depois de solicitar um carro da Uber para curtir o carnaval, confira a placa, o modelo, a cor do veículo e a foto do motorista selecionado. Agora, é só manter os bons modos que sua avaliação no app - aquelas cinco estrelinhas que você dá para o motorista, você também recebe - continuará em alta.

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Como saber sua avaliação no app?

Para conferir a sua avaliação no Uber, abra o app e toque no menu. Sua pontuação é o número que aparece abaixo do seu nome, que deve estar entre cinco e quatro - o que é considerado uma boa média. O objetivo dessa avaliação é que os usuários e motoristas da Uber tenham um bom convívio.

Para os envolvidos, as avaliações são mostradas como uma média de todas as notas recebidas e não é possível visualizar a nota recebida a partir de uma viagem específica, isso para ambos os lados. Ou seja, é um espaço para ser justo e expressar sua satisfação sem medo de retaliações.

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Uma avaliação alta significa que o usuário tem se comportado muito bem durante as viagens da Uber, o que deve ser mantido durante o carnaval. Caso ela esteja muito abaixo da média, é possível que o usuário perda o acesso ao app de forma temporária ou permanente. Tudo vai depender do conteúdo das reclamações.

Dicas de boas maneiras

Para não perder pontos em sua avaliação e nem ser denunciado no carnaval é preciso respeitar Código de Conduta da Comunidade Uber. E quem nunca teve curiosidade, tempo ou disposição para checar esse documento, destacamos uma série de pontos que podem ajudar a construir uma relação mais saudável entre todas as partes que usam o app.

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Trate todo mundo com respeito: isso significa que a experiência deve ser tranquila tanto para o passageiro quanto para o motorista. No caso de algumas das partes ser desrespeitosa, é importante fazer a denúncia tanto na hora da avaliação quanto na aba de ajuda.

São, expressamente, proibidos pelo Uber ameaças e comportamento grosseiro, ou seja, não use palavras, gestos desrespeitosos ou ameaçadores. A ideia aqui é evitar opiniões polêmicas, como as relacionadas a religião, direitos humanos e política. Por mais falante e alegre que esteja durante o carnaval é bom se guardar. Até porque esse é um serviço de transportes e o único assunto deve ser o seu destino final.

Nesse mesmo caminho, seja simpático e mantenha diálogos amigáveis nas conversas com o motorista, mesmo que as viais estejam interditadas por conta dos bloquinhos de rua e o trânsito caótico, afinal nenhum dos dois tem culpa. Para descontrair, não faça perguntas pessoais, aproveite para escutar sua rádio favorita ou se conectar com o Spotify, em uma playlist de carnaval.

Um ponto delicado é que bebidas alcoólicas e drogas são proibidas de serem consumidas durante as viagens de Uber. Isso significa que aquele último drink deve ser consumido antes de entrar no carro, ou seja, desrespeitar essa regrinha pode te tirar alguns pontos da sua avaliação. Agora, se você achar que o motorista está embriagado ou sob efeito de drogas, interrompa a viagem imediatamente, saia do carro e ligue para o número 911. Depois que seu motorista encerrar a viagem, relate a experiência à Uber.

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Para ficar registrado, armas de fogo - que nada tem a ver com carnaval e diversão - também são, terminantemente, proibidas em viagens.

Outro problema até recorrentes são os danos à propriedade. Além de ser inaceitável, é o passageiro que será responsável pelos eventuais custos de limpeza e reparo. É importante tomar cuidado para não sujar o carro, então, por mais que esteja cheio de glitter do carnaval, evite encostrar muito no banco do veículo. Agora, se estiver enjoado depois de tomar alguns drinks, dê um tempo ao ar livre e tome uma água antes de solicitar a viagem para não vomitar no percurso.

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Tudo isso vale também para os outros passageiros, então é bom controlar seus amigos. Em viagens solicitadas pelo app da Uber, somente o titular da conta é responsável pelo comportamento de todos os seus convidados. Em outras palavras, se eles causarem dano à propriedade, o responsável (que terá que arcar com o prejuízo) será quem pediu a viagem.

Item essencial no trânsito também deve ser no carnaval, por isso use o cinto de segurança. Além de poder salvar sua vida e diminuir ferimentos em possíveis acidentes de carro, a obrigatoriedade de seu uso está na lei e o motorista pode ser multado, caso os passageiros estejam sem. Ainda na legislação brasileira, o número máximo de pessoas em um carro comum são cinco, então não insista para levar um coleguinha extra.

Jamais force um contato físico ou indesejado entre as partes. Por melhor que o papo durante a viagem tenha sido bom, a comunicação deve encerrar quando o passageiro é entregue em seu destino final, a menos que seja para devolver um objeto perdido. Por exemplo, não é permitido enviar mensagens ou ligar para uma das partes. Mesmo que você tenha tido um crush no motorista/ passageiro ou acredite que ele seja o amor da sua vida.

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Violência, má conduta sexual e descriminação 

Dentro do seu código de conduta e da legislação brasileira, a Uber proíbe qualquer tipo de violência e má conduta sexual, que são contato ou comportamento sexual sem o consentimento explícito da outra pessoa. Além disso, não são aceitos comentários ou gestos considerados "inocentes", como assobios, piscadas, toques e cantadas.

Tanto para motoristas quanto passageiros é importante frisar que algumas conversas que parecem inofensivas podem ser, sim, ofensivas. Então, não faça comentários sobre aparência, identidade de gênero ou orientação sexual das pessoas. Novamente, não toque em assuntos pessoais, como estado civil ou preferências sexuais, nem mesmo piadas que envolvam sexo.

Isso tudo porque "é proibido discriminar uma pessoa com base em idade, cor da pele, deficiência, identidade de gênero, estado civil, nacionalidade, raça, religião ou orientação sexual", como está listado no código de conduta, o que vale para a Uber na época do carnaval, mas durante o ano todo também.

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Afinal, "segurança é nosso principal objetivo. Queremos que todas e todos se sintam tranquilos em qualquer interação utilizando o app da Uber e o respeito é uma premissa fundamental para isso: não toleramos assédio, discriminação e ofensas. Como empresa comprometida com a diversidade e a inclusão, temos um Código de Conduta que reflete esse compromisso", explica Luciana Ceccato, Diretora de Marketing para a Uber na América Latina.

Fonte: Uber