Como usar o Uber, app que vem causando revolta nos taxistas

Por Aline Pereira

Você conhece o famoso aplicativo Uber para pedir caronas? Após fazer um grande sucesso nos Estados Unidos e no Reino Unido, o app chegou ao Brasil e já está disponível para usuários do iOS, Android e Windows Phone. Contudo, o Uber ainda é limitado apenas para os usuários residentes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Muitos aplicativos para solicitar táxis já existem. Um muito famoso e bastante utilizado é o Easy Taxi que permite encontrar o motorista disponível mais próximo de você. Contudo, o grande diferencial do Uber é que a pessoa que prestará o serviço não precisa necessariamente ser um taxista para levar as pessoas em uma corrida. Qualquer interessado pode se cadastrar no app e utilizar seu próprio carro para atender solicitações de corridas. O passageiro, por sua vez, tem a possibilidade de dividir o trajeto e, claro, a conta, com outros passageiros que também pretendem seguir o mesmo percurso. Além destes diferenciais, o Uber também permite efetuar toda a transação do pagamento diretamente pelo app utilizando um cartão de crédito.

Se você gostou da ideia, mas ainda não sabe como o Uber funciona, siga o passo a passo abaixo e aprenda com o Canaltech a utilizá-lo no Android. O mesmo procedimento poderá ser seguido em dispositivos com iOS e Windows Phone.

Passo 1: Utilizando o Android, inicialmente baixe o Uber através do Google Play a partir deste link. Ao acessar o app pela primeira vez, uma tela como a que está abaixo será mostrada. Clique em "Registrar".

Passo 2: Forneça as informações solicitadas. Perceba que tocando na parte inferior da tela também é possível se registrar utilizando o login do Google +. Para finalizar o registro, dados do seu cartão de crédito serão solicitados para efetuar os pagamentos. O Campo CVV deverá ser preenchido com o código de segurança do cartão. Para finalizar, clique em "Registrar".

Passo 3: O Uber utiliza o GPS do celular para identificar o local que você se encontra. A partir da localização, ele informa se há algum carro próximo disponível. Se quiser mudar a localização, basta clicar na lupa e inserir um novo endereço. Em seguida, clique no ícone do carro localizado na parte inferior do app e veja quanto tempo o veículo demorará aproximadamente para chegar ao local e quanto custará a tarifa mínima da corrida.

Passo 4: Para solicitar uma carona, clique em "Definir local de embarque" e diga qual será seu destino no campo marcado. Em seguida, clique em "Solicitar UberBLACK".

Passo 5: Automaticamente você receberá informações com o nome e a foto do motorista que aceitou a corrida, o modelo e a placa do carro, bem como uma avaliação sobre o condutor do veículo feita por outros usuários e o telefone de contato para falar com ele. Se por uma eventualidade a corrida precisar ser cancelada, clique nos três pontinhos localizados na parte superior direita do aplicativo e selecione "Cancelar viagem".

Ao chegar no local do destino, o Uber lançará a cobrança no cartão de crédito que foi cadastrado inicialmente no registro. Já o recibo do valor da corrida será enviado para o email também cadastrado no processo inicial. Gostou da comodidade? Então instale o Uber e comece a solicitar caronas com muito mais praticidade!

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/07/como-usar-o-aplicativo-uber-para-pedir-taxi-e-carona.html