Como saber sua avaliação de usuário no Uber

Por Felipe Demartini
photo_camera Divulgação

Um dos pontos fundamentais no funcionamento do Uber é seu sistema de ratings. Seus motoristas são avaliados pelos usuários do serviço a cada corrida, com uma graduação que vai de uma a cinco estrelas, dadas de acordo com a qualidade do trabalho realizado. Aqui, vale levar tudo em conta, desde a forma como se dirige, até o conforto do carro, a educação do prestador de serviços, o tempo de espera até coleta e a duração do trajeto.

Ao finalizar uma viagem, a avaliação é obrigatória para os passageiros, de forma que eles possam continuar utilizando o aplicativo. Ao dar uma nota abaixo de três estrelas, o usuário também deve adicionar um comentário explicando o motivo por trás da graduação tão baixa. O Uber afirma que todas as críticas são levadas em conta individualmente, apesar de serem reveladas de forma anônima, e qualquer motorista com média 4,7 estrelas ou uma sequência de avaliações negativas pode perder o direito de dirigir para a plataforma, seja temporariamente ou de forma permanente.

Leia também: Aprenda a usar o Perfil Familiar no Uber

Entretanto, o que pouca gente sabe é que os passageiros também são avaliados da mesma maneira, apesar de não sofrerem sanções semelhantes. Ao final de cada corrida, os motoristas também podem avaliar os usuários com uma graduação de um a cinco, e aqueles com uma nota mais baixa podem ter dificuldades em encontrar corridas, pelo simples fato de que os trabalhadores podem não querer atender alguém potencialmente problemático.

Como descobrir sua avaliação no Uber

Descobrir sua avaliação no serviço é bem simples. Nos smartphones com iOS e Android, abra o aplicativo e clique no menu do canto superior direito da tela. Na sequência, selecione a opção “Ajuda”.

Como descobrir sua avaliação no Uber

Role a tela e clique em “Conta”. Na sequência, selecione a opção “Como as avaliações funcionam?”, que exibirá uma breve explicação sobre o sistema de análise do Uber. Na parte inferior da tela, pressione “Enviar”.

Como descobrir sua avaliação no Uber

A sua avaliação é exibida na tela automaticamente, um processo que foi facilitado recentemente pelo Uber. Antes, ele envolvia o envio de emails para o atendimento da plataforma, o que tornava o processo um pouco mais demorado, apesar de os responsáveis responderem bem rapidamente à solicitação.

As opções descritas acima, entretanto, estão disponíveis apenas nas versões mais recentes dos aplicativos para Android e iOS. No Windows Phone e sistemas mais antigos, nem sinal delas, o que não significa que o usuário pode ficar sem saber sua própria avaliação. A diferença, aqui, é que esse processo terá que ser feito pelo site do Uber.

Como descobrir sua avaliação no Uber

Acesse, então, a página uber.com/pt/ e entre com seu login e senha, selecionando a opção "Entrar como usuário". Você estará em sua página de perfil. Role a página até a parte debaixo e clique em “Central de ajuda”. Infelizmente, daqui em diante, as páginas e menus estão disponíveis apenas na língua inglesa.

Como descobrir sua avaliação no Uber

De qualquer maneira, selecione a opção “Account” e, na sequência, “I’d like to know my rating”. Isso te levará a uma tela com a mesma explicação das versões mobile. Clicar em “Submit”, assim como nos celulares, exibe imediatamente sua avaliação junto aos motoristas do Uber.

Como descobrir sua avaliação no Uber

Caso sua nota seja baixa, não se desespere. Claro, você terá mais dificuldade em conseguir corridas, mas sempre existem maneiras de contornar esse tipo de coisa. Estas são algumas dicas para ser um bom passageiro:

  • Não deixe o motorista esperando demais para seu embarque – tempo perdido, para eles, significa menos corridas, ou seja, ganhos menores;
  • Não bata as portas do carro ou abra os vidros com o ar condicionado ligado – caso a temperatura esteja baixa demais, solicite que o motorista a aumente;
  • Respeite limites de passageiros e bagagens de acordo com as dimensões do carro. O UberBAG, por exemplo, é uma modalidade de serviço específica para usuários com malas grandes;
  • Procure indicar o destino no momento de solicitação do carro. Sugerir alterações no percurso, em prol de maior agilidade, é perfeitamente possível, e o sistema de GPS pode pregar suas peças. Ainda assim, evite ficar dando indicações o tempo todo;
  • Com tanta animosidade entre Uber e taxistas, sentar no banco do passageiro pode ser uma boa alternativa para evitar conflitos;
  • Evite usar o Uber se estiver bêbado. O motorista, inclusive, pode solicitar à empresa uma cobrança extra do passageiro no caso de danos ao veículo ou sujeira causada pelo passageiro;
  • Enviar mensagens de texto com a roupa que está vestindo ou o local exato onde aguarda o carro pode facilitar no embarque. Vale a pena também telefonar para o motorista caso perceba algum problema no trajeto ou na indicação feita pelo aplicativo.
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!