Mudança do Twitter para X faz Microsoft Edge tratar site como fraude
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco | •

A mudança de nome do Twitter para X pegou muita gente de surpresa e ainda causa alguns problemas de experiência do usuário: ao entrar no web app do X pelo Microsoft Edge, o navegador exibe um alerta de segurança sobre possível fraude.
- Twitter inaugura programa que reparte lucro de anúncios com criadores
- Do Larry Bird ao X | Como o Twitter mudou de logo nos últimos 17 anos
Isso acontece ao usar o Progressive Web App (PWA) do Twitter no navegador da Microsoft. O PWA é um recurso que simula a experiência de usar um aplicativo sem instalá-lo, rodando como um app, mas direto de uma página do navegador. Como a rede social alterou o logo, o Edge passou a enviar um aviso de segurança que informa a mudança de ícone.
O pop-up foi compartilhado pelo usuário @flobo09 no Twitter (ou X). O aviso do Edge mostra a mudança do ícone antigo para o atual e coloca o seguinte texto: “se este web app quer enganar você ao pensar que é um aplicativo diferente, desinstale-o”.
Aviso faz parte do protocolo de segurança do Edge
Quem usa o Twitter não precisa se preocupar: o aviso faz parte dos recursos de seguranças para PWAs em Edge, Chrome e outros navegadores baseados no Chromium. O recurso cria uma caixa de diálogo toda vez que um aplicativo muda de nome ou de ícone — e foi exatamente o caso da rede social — com a finalidade de avisar sobre uma possível tentativa de golpe.
Esse não foi o primeiro problema e não parece ser o último criado pela mudança de Twitter para X: a própria rede social tomou o nome de usuário @X sem pedir para o proprietário e ainda enfrentou obstáculos para registrar o novo nome na App Store.