O que são Web Apps?
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes | •
Você já entrou em um site pelo navegador do celular e notou que a interface estava muito parecida com a do próprio aplicativo? Trata-se de um Web App, ou seja, uma aplicação que é executada através do próprio navegador. Oferecem, portanto, uma experiência muito parecida com a do app, porém funciona a partir dos recursos do navegador, como Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge e outras opções.
- 8 aplicativos leves para celular com pouca memória
- 10 atalhos para você fixar na tela inicial do seu Android
Os Web Apps podem ser encontrados em versões para computadores e celulares. No caso dos computadores, é necessário manter o navegador aberto para acessar as funcionalidades, porém são executados em uma janela separada.
Uma das vantagens desse recurso é o acesso rápido em comparação com apps nativos – aqueles já integrados ao sistema operacional – e o fácil compartilhamento. Por outro lado, alguns são limitados ao uso online e podem não desempenhar algumas funções.
Progressive Web Apps (PWAs)
Os Progressive Web Apps, ou PWAs, são versões de Web Apps que se aproximam ainda mais da experiência do aplicativo através de uso progressivo. O termo foi criado por Alex Russell, engenheiro do Google Chrome, para evidenciar uma série de novas tecnologias utilizadas por desenvolvedores, como APIs, padrões e protocolos. Algumas novas funcionalidades incluem a possibilidade do uso offline ou independente do navegador, assim como o uso de notificações e o acesso a recursos do aparelho, como a câmera e a localização.
A ideia do PWA é de que o site crie uma experiência similar à do aplicativo baixado em lojas como a Google Play Store ou a App Store conforme o tempo de uso – ou seja, de maneira progressiva. Inicialmente, funciona como uma versão do site adaptada para celulares ou navegadores. Conforme o usuário interage com as funções disponíveis, esse Web App adquire mais recursos e se assemelha à versão adaptada ao sistema operacional.
Nos celulares, essa tecnologia segue alguns princípios: é necessário ser facilmente identificável, ou seja, encontrada em mecanismos de busca; deve ser compartilhada através de uma URL; precisa ser responsiva de acordo com o dispositivo usado e enviar notificações; além disso, é necessário ser segura, acessada pela tela inicial e com funcionamento offline ou por conexão fraca.
Os Progressive Web Apps são disponibilizados como uma aplicação separada do navegador. Ao acessar algum site com essa configuração, são exibidas opções para instalá-lo e adicioná-lo à página inicial. Dessa forma, os usuários conseguem abrir o app rapidamente sem a necessidade de pesquisá-lo no navegador.
Para o consumidor final, traz diversas vantagens: além de promover o acesso rápido, permite utilizar os principais recursos da plataforma sem a necessidade do download, uma boa alternativa para aparelhos com pouco espaço disponível na memória.
Exemplos de Web Apps
Twitter (Web)
A rede social pode ser utilizada como um Web App pelo Google Chrome no desktop e em celulares. A versão para dispositivos móveis é semelhante ao Twitter Lite, removendo alguns recursos como o Fleets e o Espaços.
Pinterest (Web)
O Pinterest também possui seu próprio Web App para computadores e dispositivos móveis. Em ambos, as principais funções da plataforma são mantidas, incluindo recursos pra salvar Pins e criar álbuns em seu perfil.
Instagram (Web)
O Instagram pode ser acessado como PWA nos celulares. Ao abrir a página no navegador, um aviso da própria rede social indica a instalação do Web App, que possui funcionamento semelhante ao Instagram Lite: é possível publicar no feed, visualizar Stories e usar o Direct; por outro lado, Reels, IGTV e alguns outros recursos não estão presentes.
YouTube (Web)
O YouTube possui um Web App para macOS e Windows. Ao acessá-lo no Google Chrome ou navegador baseado em Chromium, é possível selecionar um ícone de download e aproveitar a plataforma de vídeos como um aplicativo separado do navegador. Entretanto, ao fechar o Chrome, o Web App também é encerrado.
Uber (Web)
Nos celulares, a Uber pode ser acessada e fixada na tela inicial através de um PWA. É possível liberar o acesso às notificações e solicitar corridas pela plataforma.
Fonte: Infrequently Noted, Mozilla, TechTerms