MIUI 14 | Celulares Xiaomi terão três navegadores instalados de fábrica
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

A MIUI 14 terá três navegadores instalados de fábrica na linha Redmi Note 12. A Xiaomi teria fechado um acordo com a Opera para tornar o navegador da empresa mais um programa padrão do sistema operacional, ao lado do Mi Browser e do Google Chrome.
- Xiaomi 13 Ultra terá acessório para "virar" uma câmera digital
- Linha Redmi Note 12 chegará ao Brasil em 20 de abril
Segundo o informante Kacper Skrzypek, algumas ROMs da MIUI 14 serão equipadas com três navegadores nativos que não podem ser desinstalados normalmente. Linhas de código encontradas por ele mostram (imagem abaixo) que a versão global e indiana da interface personalizada do Android contará com o novo bloatware.
Vale ressaltar que, na Índia, o Mi Browser não será instalado de fábrica. O navegador da Xiaomi foi banido pelo governo do país supostamente para evitar vazamento de dados pessoais.
O mais recente rumor sobre a MIUI 14 sugere que as próximas atualizações do sistema operacional devem inserir o novo navegador de forma discreta. É possível também que o bloatware alcance versões de outras regiões com o tempo.
Mais bloatware na MIUI
A MIUI já não tem uma boa fama quando se trata de bloatwares, os programas que vêm instalados de fábrica em um celular ou PC. Usuários da MIUI tendem a se queixar pelo excesso desse tipo de app e a redução do número de apps nativos teria sido pauta em conferências da empresa. Contudo, a introdução do Opera como navegador nativo vai na contramão dessa tendência.
O Opera é um bom navegador, mas tê-lo instalado por padrão pode ser um incômodo para os usuários, principalmente se o armazenamento interno do dispositivo for mais limitado. Não é impossível desinstalá-lo, mas o processo é significativamente mais trabalhoso do que a remoção de um app normal.
Xiaomi não se manifestou
Até agora, a Xiaomi não comentou sobre a presença de mais um navegador na MIUI 14. É possível que a empresa não esclareça a adição para proteger o suposto acordo feito com a Opera.