Publicidade

Mininovelas do Kwai batem 3,2 bilhões de visualizações no Brasil 

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Abril de 2022 às 10h48

Link copiado!

Divulgação/Kwai
Divulgação/Kwai

O Kwai lançou oficialmente no Brasil, nesta semana, o TeleKwai. A página foca na criação e compartilhamento de mininovelas originais e exclusivas, com episódios de até dois minutos na plataforma chinesa que é um dos principais rivais do TikTok por aqui.

O projeto estava em fase de teste nos últimos três meses, período em que acumulou 3,2 bilhões de visualizações e mais de 10 mil vídeos postados no país. A partir desta quinta-feira (14), a plataforma estreia uma página dedicada no aplicativo para os vídeos de ficção e passa a veicular uma campanha para divulgar a iniciativa. Dentro do aplicativo, as obras serão separadas por gêneros, como drama, romance, humor e produções gospel.

A principal inspiração para as mininovelas do Kwai são as novelas da Rede Globo e personagens populares da teledramaturgia da emissora, como Nazaré Tedesco, de Senhora do Destino, e Carminha, do folhetim Avenida Brasil.

Continua após a publicidade

A produção dos episódios publicados pelo TeleKwai é assinada por agências, produtoras e criadores de conteúdo audiovisual, que são responsáveis ​​pela pré-produção, produção e pós-produção dos vídeos. Atualmente, a plataforma trabalha em parceria com agências do Sudeste brasileiro e uma produtora chinesa, que realiza conteúdos em português do Brasil.

Os vídeos podem incluir um começo, um meio e um fim, ou podem fazer parte de um arco narrativo maior com diversos episódios curtos. A plataforma estima que uma temporada de uma produção sequencial deve levar 15 minutos para ser maratonada.

Mininovelas do Kwai

Continua após a publicidade

As mininovelas falam sobre conflitos do cotidiano e temas relevantes para a sociedade, relacionados a questões sociais e relacionamentos. O que une todas as produções são alguns objetivos desenhados pela plataforma. Os vídeos de ficção do TeleKwai possuem sempre uma grande reviravolta e procuram passar uma lição de moral para o usuário.

Em evento de lançamento realizado em São Paulo, nesta terça-feira (12), a plataforma exibiu um episódio já disponível no TeleKwai, que mostrava um casal conduzido para delegacia após direcionar ataques racistas e xenofóbicos a funcionários de uma lanchonete.

Diretor de conteúdo do Kwai, Wladimir Winter defendeu a postura da plataforma em apresentar tramas ficcionais que passem uma mensagem positiva sobre assuntos relevantes.

Continua após a publicidade

“Não só no Kwai, mas em todos os aplicativos, as pessoas geram muito conteúdo. Tanto conteúdo legal como muita coisa ruim também. Com a polaridade política, está desabrochando um sentimento nas pessoas. No YouTube, um cara fala de Nazismo”, analisou Winter, em referência ao episódio em que o youtuber Monark defendeu a legalização de um partido nazista no Brasil.

“Eu acho muito importante a gente dar um exemplo. Apresentar uma produção que tenha um aspecto educacional, com um tema extremamente relevante, em um aplicativo que fala com o Brasil inteiro. É nossa responsabilidade educar através do entretenimento”, argumentou o diretor de conteúdo do Kwai sobre o tema.

TeleKwai

O TeleKwai é o primeiro produto original do escritório brasileiro do Kwai, fundado em 2019, em São Paulo. Para abrigar a novidade, a plataforma desenvolveu uma funcionalidade original que permite a publicação de vídeos em uma sequência específica. A novidade está sendo usada, inicialmente, pelos parceiros envolvidos no programa do TeleKwai e promete ajudar o usuário a acompanhar suas tramas favoritas.

Continua após a publicidade

Ator e diretor de cinco minisséries no TeleKwai, Felipe Reis se declarou otimista com o investimento do aplicativo chinês no mercado brasileiro. “Não é fácil entrar na panelinha da televisão. Com esse incentivo do Kwai, nesse novo formato de minisséries e mininovelas na vertical, estou evoluindo ainda mais como diretor, ator e showrunner. Meu objetivo é virar essa mini-indústria de filmes e séries, e ir contratando cada vez mais profissionais, dando oportunidade aos inúmeros artistas do Brasil”, contou.

Winter projetou que a iniciativa pode ajudar a lançar novos atores ao estrelato no Brasil. “Estamos no caminho que o YouTube percorreu há 15 anos na revelação de grandes criadores de conteúdo”, falou ao contar que alguns atores de produções estão sendo reconhecidos na rua. Com o TeleKwai, o Kwai pavimenta o investimento no Brasil como mercado estratégico para expansão global da plataforma criada na China.