Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft usa mensagem fake de IA do Bing para evitar download do Chrome

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2023 às 12h19

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft parece ter adotado uma estratégia questionável para dificultar o download do Chrome para quem usa o navegador Edge. Ao pesquisar pelo rival, o programa exibe uma resposta supostamente gerada pela inteligência artificial do Bing para convencer o usuário a permanecer no produto da MS.

Curiosamente, a mensagem é exibida sem nenhuma interação com o Bing Chat pelo usuário. O resultado fica posicionado na guia Pesquisar, ou seja, não foi gerado pela IA e sim por algum script da empresa.

A descoberta foi feita pelo site The Verge, que publicou um print de tela do ocorrido. Segundo a publicação, trata-se de uma mensagem falsamente atribuída ao Bing Chat para mudar o foco da pesquisa.

Continua após a publicidade

O texto fala sobre as vantagens do mecanismo de busca e inclui links para conteúdos sobre os benefícios ou conquistas recentes do serviço. Não há, contudo, menção alguma ao download do Chrome nem explicações sobre o Bard, IA do Google ainda em fase experimental.

Mensagem de IA falsa

Usuários das redes sociais notaram que o conteúdo é o mesmo exibido para pessoas de locais diferentes do planeta, então se trata de um conteúdo programado. Muita gente reclamou da atitude e acusou a Microsoft de tentar enganar o usuário.

Continua após a publicidade

A tela ainda está em fase de testes, portanto somente alguns “felizardos” recebem a dica. Em experimentos realizados no Canaltech, apenas a tradicional mensagem que fala sobre a não necessidade de baixar um novo navegador apareceu.

Esse é mais um capítulo da luta da Microsoft para tentar superar o Google no ramo de navegadores. A empresa já exibia mensagens regulares no Bing para desestimular o download do Chrome, mas agora elevou o patamar para a briga das IAs.

Bing segue em alta

Continua após a publicidade

Desde a integração da tecnologia da OpenAI na busca, a Microsoft viu o Bing disparar em termos de popularidade. O buscador superou até o popular Baidu em PCs da China, um feito notável para um produto ocidental.

Para incentivar o bom momento, a empresa adicionou a IA do buscador no navegador Edge de maneira integrada. Isso parece ter ajudado no crescimento de 1% da base de usuários, segundo o site StatCounter, de fevereiro até maio — o Chrome perdeu quase 3% no mesmo período.

A Gigante de Redmond agora pretende expandir o Bing Chat para navegadores de outras empresas, incluindo os rivais Safari, Firefox e Chrome. Como o buscador já é a solução oficial do ChatGPT, as perspectivas parecem promissoras para a Microsoft.

Fonte: The Verge