Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Teams agora usa IA para acabar com eco nas chamadas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2022 às 16h03

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft decidiu usar inteligência artificial para proporcionar uma acústica melhor nas salas e obter ganhos na qualidade de voz. O foco é reduzir ou até eliminar ruídos de comunicação para videochamadas aprimoradas.

A gigante do software criou modelos de aprendizado de máquina para otimizar o som, com redução de ecos e microfones abafados. A empresa diz que já tinha tentado corrigir isso com o processamento de sinal digital, mas que o sistema de IA se mostrou mais efetivo.

Continua após a publicidade

O Teams agirá automaticamente caso identifique alguma reverberação do som em uma sala, ou seja, quando a voz de alguém ecoar no computador de outra pessoa (geralmente, porque ela está usando caixas de som próximas ao microfone). O áudio capturado será convertido para eliminar a propagação do som e focar apenas em quem está com a palavra.

Isso significa que, mesmo quando você falar simultaneamente a outra pessoa, não haverá aquele efeito de se escutar por outra fonte de áudio. A Microsoft garante que o modelo foi tão bem treinado que é capaz de diferenciar perfeitamente a fala natural do eco.

Como foi criada a IA do Teams?

Para se chegar ao resultado esperado, a companhia conduziu diversos experimentos por meses para alimentar o modelo com diversas situações de chiados ou ruídos. Conforme a Microsoft, foram mais de 30 mil horas de fala para treinar a ferramenta. Por meio de crowdsourcing, pessoas foram pagas para gravar sua voz e produzir áudios em seus dispositivos, assim a inteligência consegue mapear incontáveis cenários.

Continua após a publicidade

A simulação teria ocorrido em mais de 100 mil salas diferentes, em locais distintos e com microfones/headsets próprios de cada testador. O resultado dessa "força-tarefa" teria sido a eliminação do eco, o que deve permitir que várias pessoas falem ao mesmo tempo, além do aprimoramento geral das chamadas.

Todo esse processamento é feito localmente, na máquina ou dispositivo móvel do usuário, portanto não há tráfego de dados para a nuvem. Além de o processamento em nuvem ser mais caro (e exigir mais banda de internet), manter a ferramenta in loco evita a interceptação de conversas por terceiros.

A nova IA do Microsoft Teams já está disponível para usuários e chega junto de outras mudanças como otimizações para exibição de texto em vídeo. Outro lançamento é o ajuste aprimorado do consumo de banda durante chamadas de vídeo ou compartilhamento de tela.