Microsoft põe mais um prego no caixão do Skype com o fim do Business Online

Microsoft põe mais um prego no caixão do Skype com o fim do Business Online

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Agosto de 2021 às 18h36

O velório para enterrar de vez o Skype continua. Agora, a Microsoft anunciou no último fim de semana a descontinuidade do Skype for Business Online. O usuário comum que tentou acessar o serviço nesta segunda-feira (2) já não conseguiu efetuar o login, e só algumas companhias selecionadas tiveram o "privilégio" de continuar a usar o app.

Não é novidade que a Microsoft tem investido todos os seus recursos e esforços no Teams. O aplicativo engloba as funções de chamadas por áudio e vídeo estilo Skype e ainda faz funções de mensageiros (como o WhatsApp). O fim do serviço só foi adiado para empresas que já haviam programado a atualização para o Teams, mas precisavam usar o serviço antigo por alguma razão.

O Skype não vem mais instalado de fábrica no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest) 

O processo de transição costuma ser mais gradual para não gerar impactos severos na descontinuidade de serviços para empresas. Por isso, a companhia lida com muita cautela nessa transição, inclusive incentivando a migração assistida para o app melhorado.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo a Microsoft, as organizações que ainda não fizeram a transição completa serão auxiliadas, via suporte técnico com as etapas para fazê-la com brevidade. As notificações de agendamento foram enviadas aos administradores de redes para permitir o upgrade.

Mesmo após marcar o agendamento, os clientes podem fazer a atualização automática, caso queiram. Os planos da companhia é não ultrapassar o limite de 90 dias para agendamento dessa migração do Skype para o Teams.

Teams já é padrão no Windows 11

Outro sinal de que o futuro do Skype é trágico vem do novíssimo sistema operacional da companhia. O Windows 11 conta com total integração ao Teams, inclusive em serviços outrora pertencentes ao irmão mais velho. A atualização mais recente do aplicativo e a nova build do sistema operacional revelaram uma parceria afinadíssima para a nova geração do Windows.

O Teams é o app nativo do novo sistema (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Claro que o Skype ainda estará funcional para poucas empresas, mas a iniciativa da Microsoft é uma mensagem clara de que ele não terá mais do que três meses de vida. Para a maioria, ele já foi morto e sepultado há tempos, mas a gigante de Redmond precisa lidar ainda com outras duas versões: Servers e o Skype tradicional para usuários comuns.

O recado está dado: se você ainda usa o moribundo Skype, deixe ele de lado o quanto antes e comece a se familiarizar com o Teams porque não há mais como ressuscitar um app morto.

Você gostava do Skype ou prefere o Teams? Quais seus recursos favoritos? Comente.

Fonte: Microsoft  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.