Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft começa a liberar nova versão do Teams integrada ao Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Julho de 2021 às 13h27

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Promessa feita é promessa cumprida, ainda que atrasada. A Microsoft anunciou a liberação da nova versão do Teams (apelidada não oficialmente de "Teams 2.0") para testadores cadastrados no programa Windows Insiders. A principal novidade é a arquitetura renovada para oferecer desempenho otimizado e uma aparência mais condizente com o Windows 11.

O novo Teams permite a conexão com pessoas de forma mais conveniente para quem usa o sistema operacional recém-anunciado da Microsoft. Diretamente do PC, o usuário pode conversar com pessoas em qualquer outro dispositivo, seja no desktop, celular ou pela versão web, via navegador.

Continua após a publicidade

O design não mudou tanto, mas apresenta cantos arredondados, efeitos e visuais coerentes com o resto da experiência do Windows 11. O programa deve se alinhar ao tema ativo e oferecer suporte total às versões claro e escuro.

Por enquanto, as possibilidades ainda estão limitadas: só dá para fazer login, adicionar contatos e conversar em bate-papos individuais e coletivos. Nas próximas semanas, os desenvolvedores prometem habilitar as chamadas de áudio e vídeo, reuniões, compartilhamento de tela e outros recursos.

Como ainda está em fase de testes, alguns usuários podem não ter acesso ao histórico de chat neste momento. A ideia é que tudo seja normalizado em breve e a sincronização seja feita de forma automática.

Direto no Windows 11

Continua após a publicidade

Quem já experimenta o Windows 11 sentiu falta do Teams integrado, conforme foi prometido na apresentação de lançamento da Microsoft. A gigante do software disse que estava nos últimos retoques para garantir a plena compatibilidade, o que finalmente começa a acontecer.

Para contatar alguém, em vez de clicar no ícone do bate-papo, abrir a interface e procurar pela conversa, será possível já recuperar imediatamente tudo que for mais recente. Responder a chamados deve ser igualmente mais simples, com a possibilidade de clicar na notificação para já remeter uma mensagem com apenas um clique, assim como iniciar uma videoconferência.

O bacana é que as notificações vão respeitar o sistema de foco instituído pelo usuário. Por isso, se você tiver desabilitado os alertas após as 19h, não terá interrupções na navegação após esse horário — uma ótima notícia para quem tem chefe que manda mensagem em horários inconvenientes ou aos finais de semana.

Continua após a publicidade

Essas novidades devem poupar bastante tempo e trazer ganhos em termos de produtividade. Se precisar de opções mais avançadas, o Teams completo estará ali, pronto para ser executado em sua forma real.

Outras facilidades integradas

O novo Teams deve trazer a possibilidade de adicionar contatos por meio do endereço de e-mail ou do número de telefone. Chega de códigos ou links: é só digitar ou sincronizar com a sua agenda e sair adicionando as pessoas que seja — quem usou o Skype ou Outlook antes deve se beneficiar dessa opção.

Se você digitar o e-mail ou telefone de alguém que não o tem instalado, o sistema avisará e dará a opção de convidar o outro para entrar para o programa. Caso queira fazer isso, a outra parte deve receber um link para instalar o app ou acessá-lo pelo navegador.

Continua após a publicidade

Além disso, o Teams para Windows 11 conta com as vantagens de se usá-lo em um sistema desktop, como o compartilhamento de tela, o teclado físico, as janelas maiores e a facilidade para trocar arquivos apenas com o arrastar.

Por enquanto, o app está disponível apenas em inglês e não possui compatibilidade com o modo offline. A expectativa é de levá-lo para mais regiões do mundo assim que o processo de correção de bugs e aprimoramentos avançar, mas ainda não dá para saber quando isso deve ocorrer.

Como está a expectativa para a versão atualizada do popular mensageiro da Microsoft? Deixe suas impressões nos comentários.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft