Nova geração do Copilot gera páginas colaborativas e usa Python no Excel
Por André Lourenti Magalhães |
A Microsoft promoveu um evento virtual para anunciar a “segunda onda” de ferramentas para o Copilot, assistente de IA generativa dos produtos da empresa. Os destaques ficam por conta do “Pages”, que permite criar páginas colaborativas com outros funcionários, da integração da linguagem Python ao assistente e da opção de criar agentes de IA para diferentes funções.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Apple libera iOS 18 com personalização da tela inicial, mas sem recursos de IA
Pages: colaboração com IA
O recurso Pages combina a busca de IA generativa do Copilot com documentos colaborativos estilo Notion. Após usar o assistente para uma pesquisa na web, é possível transferir todo o conteúdo para um arquivo que pode ser compartilhado com outras pessoas e não desaparece do histórico.
Dessa forma, outros colaboradores podem preencher o documento com base nas informações obtidas no resumo inicial e ainda pedir para a IA gerar mais conteúdos, como tabelas, fluxos de trabalho e extração de informações em outros arquivos salvos no OneDrive. De acordo com a Microsoft, a ferramenta começou a ser distribuída a partir desta segunda-feira (16) para contas do Microsoft Entra.
Assistente com Python no Excel
O Copilot no Excel agora consegue executar códigos em Python para gerenciar grandes bases de dados e informações que não estão formatadas em tabelas. É possível pedir para a IA analisar todo o conteúdo de uma planilha, coletar resultados e criar gráficos para fazer projeções e análises de risco mesmo sem ter conhecimento prévio da linguagem de programação.
O recurso foi liberado em prévia pública para assinantes dos planos do Microsoft 365 com o assistente de IA incluso.
Agentes do Copilot
A MS também liberou um recurso que permite criar agentes personalizados por IA: essas versões do chatbot atuam como assistentes autônomos, capazes de desempenhar diferentes funções dentro de uma empresa. Entre os exemplos mencionados, os agentes podem ser treinados com informações internas da empresa para auxiliar na ambientação de novos funcionários ou podem gerenciar o andamento de arquivos salvos numa plataforma do SharePoint.
Outras novidades anunciadas
O evento contou com anúncios para mais produtos do Microsoft 365:
- Assistente para criar uma narrativa e montar um rascunho de apresentação de slides no PowerPoint;
- Mensagens prioritárias na caixa de entrada do Outlook;
- Opção para comparar o conteúdo de dois arquivos diferentes no OneDrive;
- Atalho para localizar arquivos de documentos do Microsoft 365 no Word.
As novidades serão liberadas nos próximos meses para os assinantes do serviço.
LEIA TAMBÉM: