Publicidade

Microsoft experimenta "modo portátil" do Windows 11 para equipar Steam Deck

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Atualização - 14/04 - 08h30: embora o projeto tenha aparecido num hackathon da Microsoft, ele não foi para frente. No Reddit, o usuário AndrewMT, que diz ser o autor do projeto, esclareceu que o protótipo não chegou a ser aprovado. "Simplesmente não tínhamos os engenheiros certos para fazer muito do que queríamos fazer no curto prazo do projeto hackathon", disse no post.

Abaixo, o texto original publicado na quinta-feira (13):

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Microsoft parece desenvolver um "modo portátil" do Windows 11 para equipar consoles como o Steam Deck. Um vídeo vazado de um hackathon interno da empresa mostrou um protótipo da interface adaptada para jogatina em telas pequenas.

O vídeo compartilhado pelo informante WalkingCat (@_h0x0d, no Twitter) foi capturado no suposto evento da companhia em setembro de 2022. Nele, funcionários trocam experiências e mostram suas ideias para incrementar o ecossistema de produtos da MS.

Chamado "Windows Handheld Mode" ("Modo portátil do Windows", em tradução livre), o protótipo basicamente consistia de uma interface adaptada do sistema operacional para portáteis no formato do Steam Deck e Nintendo Switch.

No Windows 11 portátil, usuários poderiam acessar jogos de qualquer plataforma (Epic Games Store, Steam e EA Play, por exemplo) com facilidade, navegando com os direcionais, analógico ou touchscreen. A experiência seria mais limpa do que a de um desktop tradicional, com ícones maiores e uso de gestos.

Steam Deck com Windows 11

Continua após a publicidade

Atualmente, o Steam Deck consegue rodar o Windows 11, mas não há adaptações específicas do sistema para esse formato. Sendo assim, a interação é um pouco truncada, e sofre com problemas como dimensionamento de ícones e falta de suporte para um controle embutido.

Nesta versão do Windows 11, esses defeitos seriam solucionados e a experiência seria bem mais refinada. Usuários poderiam navegar usando gestos no touchscreen, digitar usando um teclado virtual adaptado e mais.

Parece com o suposto Windows 12

O visual vazado no vídeo remete à interface renovada escondida dentro do Windows 11, com a Barra de Tarefas flutuante, Bandeja do Sistema posicionada no topo da tela e mais. Na época em que foi flagrada, a principal suspeita era de que o visual pertencia ao suposto Windows 12.

Continua após a publicidade

Nada impede que o protótipo esteja se alimentando dos conceitos em preparação na Microsoft, contudo. É possível que o "Modo portátil do Windows" seja resultado de um trabalho paralelo da equipe responsável pelo novo sistema operacional — se é que ele existe, na verdade.