Microsoft esclarece erro em update do Edge que instala o Copilot
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco | •
A Microsoft soltou um comunicado referente à atualização de março do navegador Edge que instalava erroneamente um pacote chamado “Microsoft chat provider for Copilot in Windows”. Como resultado, o aplicativo Copilot poderia aparecer na lista de apps instalados dentro do menu de configurações do sistema operacional.
Quando a atualização 123.0.2420.65 do Edge foi lançada, em 28 de março, a presença desse pacote foi vista como uma tentativa da Microsoft de empurrar a instalação do Copilot junto com o update.
Esclarecimento da Microsoft
Em nota no blog oficial, a companhia esclarece que não era para o arquivo acompanhar a atualização do Edge e que o objetivo do pacote é preparar alguns dispositivos Windows para ativação futura do Windows Copilot.
“Embora o componente instalado como parte desse problema possa fazer com que o aplicativo Microsoft Copilot seja mostrado como parte dos aplicativos instalados, esse pacote não instala nem habilita totalmente o Microsoft Copilot”, informa a Big Tech.
A Microsoft também comunica que o arquivo não realiza nenhum tipo de operação no computador. Segundo a empresa, o chamado “provedor de bate-papo da Microsoft para Copilot no Windows não executa nenhum código ou processo e não coleta, analisa ou transmite dados de dispositivos ou ambientes em qualquer capacidade”.
Como resolução desse erro, a companhia avisa que trabalha em uma atualização do Edge e vai remover esse pacote de computadores “onde o Microsoft Copilot não se destina a ser habilitado ou instalado”.
Em março, a Microsoft ampliou a distribuição do Copilot para mais PCs com Windows 10 e 11 em um processo gradual de liberação para o público e previsto para encerrar em maio.