Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge testa captura de tela nativa e proteção avançada de senhas

Por| 03 de Setembro de 2020 às 08h10

Link copiado!

Reprodução/Neowin
Reprodução/Neowin

A Microsoft prepara duas novidades interessantes para seu navegador Edge: a primeira é uma notificação de contas e senhas hackeadas e a segunda, uma opção para captura de tela integrada ao navegador. As novidades foram disponibilizadas para alguns usuários com a versão de teste 86.0.622.3.0 do navegador.

O novo alerta de senhas hackeadas melhora um sistema que já é oferecido pelo navegador, mas atualmente só é informado na tela de configurações do programa — no endereço edge://settings/passwords — ou com um ícone vermelho na botão de reticências “...”, na barra de ferramentas.

Continua após a publicidade

A nova versão de testes informa de maneira mais clara o usuário que uma senha pode ter sido vazada. No lugar do ponto vermelho, o Edge passará a mostrar um alerta indicando que uma ou mais contas salvas no navegador foram comprometidas.

O serviço funciona verificando se as contas de usuário gravadas no navegador foram listadas em algum vazamento de senhas na internet, que geralmente acontece após uma invasão ou brecha de segurança em serviços. A ferramenta funciona aos moldes de recursos que já existem em outros navegadores, como Firefox e Chrome.

O alerta permite acessar mais informações sobre o funcionamento do sistema de proteção, além de oferecer mais detalhes sobre qual site foi invadido e teve suas contas de usuário divulgadas. A mensagem recomenda ainda a troca da senha, mas, ao que tudo indica, não checa se a mesma combinação de usuário e senha foi usada em outros serviços.

Manda um print

Continua após a publicidade

A segunda novidade integra ao navegador um recurso oferecido por extensões: uma ferramenta nativa de captura de tela. Uma publicação no Twitter demonstrou o recurso em funcionamento, que é acionada por uma nova opção chamada “Web capture” exibida no menu do navegador.

Ao acionar a ferramenta, o usuário pode selecionar uma área da página com o mouse (ou a tela touch). O campo selecionado é exibido em uma nova janela, que então pode ser copiada para outro app ou compartilhada diretamente do Edge.

O novo recurso pode também ser acionado usando a combinação de teclas CTRL + SHIFT + S, simplificando o seu uso. Atualmente, é possível usar extensões do Chrome, como o FireShot, ou apelar para o modo de desenvolvedor do navegador, mas esta última opção não é muito amigável para a maioria dos usuários.

Continua após a publicidade

Segundo o perfil no Twitter que divulgou a novidade, a ferramenta de captura está disponível para apenas alguns usuários do Edge, em um teste A/B controlado pela Microsoft. Os recursos não têm previsão de chegada à edição estável do navegador, mas o cronograma do Edge prevê que a versão 86 será lançada na segunda semana de outubro — quem sabe essas novidades estejam próximas, portanto.

Fonte: Microsoft