Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge terá visual mais arredondado e sistema modular

Por| 23 de Maio de 2023 às 14h17

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

A Microsoft apresentou nesta terça (23) um novo visual para o Edge, mais arredondado e modular. O navegador fica mais refinado, dá mais destaque ao perfil de usuário ativo no momento e promete mais flexibilidade e personalização.

Novo visual do Edge

Os detalhes são pequenos, mas notáveis: tudo está mais arredondado do que já era no Edge, reforçando um caminho que parece seguir a tendência de rivais consagrados como Google Chrome e Safari, da Apple. É possível notar a barra de endereço com pontas mais circulares e também a barra de abas, que agora mostra cada guia de um jeito mais moderno, como se fossem botões e não abas de fato.

Continua após a publicidade

O estilo oferece um "respiro" à interface do programa, algo mais adaptado aos anos 2020, e reforça que a Microsoft não olha para trás quando pensa em navegadores — felizmente, a era Internet Explorer dentro da Gigante de Redmond parece definitivamente superada.

Entre os destaques da nova interface está maior proeminência ao perfil de usuário ativo no momento. O Edge deixa de seguir o padrão do mercado de localizar isso no canto direito da tela e arrasta a foto de perfil para a extremidade esquerda, um movimento que soa natural e com potencial de dar personalidade ao programa.

Sistema modular

O grande trunfo da renovação do Edge, porém, é o sistema modular. Algo semelhante ao que se vê no Vivaldi, onde é possível abrir abas em mosaico na tela, o Edge agora diferencia de modo mais evidente o conteúdo “do navegador”, ou seja, aberto a partir de suas abas laterais, daquele vindo da navegação.

Além disso, a Microsoft promete uma interface “mais fluida e customizável”, o que garantiria um “navegador otimizado para a produtividade”. A ideia, ao que tudo indica, é mesclar de maneira sutil e funcional os recursos nativos do programa com o universo infinito da web usando diferentes combinações de mosaico para isso.

Continua após a publicidade

Tudo parece ter potencial de colocar o navegador ainda mais dentro da disputa contra os seus principais concorrentes, mas será preciso colocar as mãos no novo Edge para saber se isso funciona na prática.

A Microsoft ainda não revelou quando exatamente começa a distribuir a atualização, mas é provável que isso aconteça ainda nesta semana.